Por Rodrigo Dhakor
Em um dia que era para ser tranquilo em Berlim, o Google Maps mostrou uma extensa linha vermelha indicando um grande engarrafamento que se estendia por várias ruas normalmente calmas.
O artista alemão, Simon Weckert, saiu com uma mini "carroça" vermelha e usou 99 smartphones com seus serviços de localização ligados por várias ruas vazias de Berlim, o que "gerou um tráfego virtual" e tudo que estava verde ficou vermelho no aplicativo, de acordo com o vídeo do YouTube enviado no sábado (01).
(Fotos Simon Weckert)
O vídeo do YouTube mostra ruas no Google Maps gradualmente mudando de verde para vermelho, sugerindo que o ritmo lento das ruas (por sua vez, trafegadas por um grande número de smartphones) imitavam um congestionamento nos dados de tráfego do Google.
Em teoria, os motoristas que usam o Google Maps seriam então afastados da região de Weckert e "obrigados" a usarem rotas alternativas para seus destinos.
Antes de tudo, Weckert escreveu sobre seu projeto em seu blog em um post intitulado "Google Maps Hacks", discutindo métodos e raciocínio.
"O serviço de mapas do Google mudou fundamentalmente nossa compreensão do que é um mapa, como interagimos com os mapas, suas limitações tecnológicas e como elas parecem esteticamente", diz o post do blog.
Weckert afirma que o Google Maps "faz mudanças virtuais na cidade real", citando empresas como Uber, Airbnb, Tinder e Deliveroo, que funcionam por meio de várias interfaces com o Google e sua função Maps, que por sua vez criam "novas formas de capitalismo e mercantilização digital".
"O Airbnb e o Carsharing têm um imenso impacto nas cidades: no mercado imobiliário e na cultura da mobilidade, por exemplo", explica a publicação do blog de Weckert. "Há também um grande impacto na forma como encontramos um parceiro romântico, graças a plataformas de namoro como o Tinder".
Ao entender, o projeto detalha que o desempenho de Weckert visa chamar a atenção para a dinâmica de poder que o Google Maps mantém, perguntando "qual é a relação entre a arte de habilitar e as técnicas de supervisão, controle e regulamentação nos mapas do Google?"
O Google não respondeu publicamente sobre o assunto e sobre o vídeo.