KAWS desembolsa mais de R$ 71 milhões para expandir estúdio em Williamsburg - THE GAME

KAWS desembolsa mais de R$ 71 milhões para expandir estúdio em Williamsburg

Por Rodrigo Dhakor

O artista americano Brian Donnelly, mais conhecido pelo mundo sob o nome KAWS, pagou 17 milhões de dólares à empresa de desenvolvimento, leasing e administração Thor Equities por um edifício de 929,00 m² ao lado de seu estúdio em Williamsburg (que é uma área descolada no Brooklyn que atrai os jovens e modernos para suas butiques chiques, bares descolados e restaurantes agitados), na North St 9th St, Brooklyn, Nova York, Estados Unidos.

KAWS desembolsou mais do que o dobro do preço do edifício pelo qual a empresa imobiliária originalmente pagou (US $ 8,35 milhões), resultando em uma transação de US $ 1.700 por metro quadrado, na esperança de expandir seu estúdio existente em que se mudou em 2017.

De acordo com o relatório de 2019 da Artnet Intelligence, o preço de venda médio de suas obras aumentou de US $ 42.272 para US $ 82.063. Desnecessário dizer que as obras do KAWS somaram mais de 33,8 milhões de dólares em vendas de leilão na Christie's ao longo de 2018, vendendo 5 peças por mais de US $ 1 milhão em novembro do mesmo ano, tornando compreensível o investimento de US $ 17 milhões em imóveis.

(Foto Donald Stahl)

"KAWS continua entusiasmando e encorajando artistas em todo o mundo e estamos emocionados por ele ter escolhido nossa propriedade para sua expansão", disse Jack J Sitt, da Colt Equities"Trabalhar com Brian Donnelly foi um prazer e estou ansioso para ver o que ele planejou para seu estúdio em Williamsburg", finaliza.

A Colt Equities é uma empresa de investimento administrada por Jack Sitt, filho do CEO da Thor, Joe Sitt , responsável por pagar os US $ 8,35 milhões em 2015 para comprar a propriedade na 93 North 9th Street. KAWS se mudou para o prédio ao lado na 101 North 9th Street em 2017, quando ele abriu seu estúdio.

Jack Sitt intermediou a venda para Donnelly, cujo trabalho é admirado por proprietários de imóveis como Edward Minskoff. Minskoff, um ávido colecionador de arte, instalou uma estátua gigante de KAWS no saguão de seu prédio na 1166 6th Avenue, como parte de uma reforma que acontecera em 2017.

Wharton Properties de Jeff Sutton pagou recentemente o que se acredita ser um recorde de Williamsburg , US $ 3.226 por m² para comprar um prédio comercial na 166 Berry Street, a poucos quarteirões do estúdio de KAWS.