Por Rodrigo Dhakor
Um mural medindo cerca de 85 metros de largura do artista Keith Haring, pertencente as paredes do centro juvenil católico Grace House em Nova York, foi vendido recentemente em um leilão realizado pela Bonhams pelo equivalenta a US $ 3,9 milhões. O preço final do martelo estava entre a estimativa de pré-venda da casa de leilões (de US $ 3 milhões a US $ 5 milhões).
(Fotos Bonhams)
O recorde de leilão de uma obra de Haring foi estabelecido em 2017, com a venda de uma obra em lona de grande tamanho por US $ 6,5 milhões na Sotheby's.
Uma igreja é a dona do edifício que já foi alugado para a Grace House, a organização de jovens onde Haring pintou a obra depois de fazer amizade com alguns dos membros do centro. Mas quando chegou a hora de a igreja vender a estrutura de quase 90 anos de idade, decidiu cortar as paredes onde Haring pintou - temendo que seu trabalho pudesse ser destruído em reformas por quem comprasse o prédio.
(Fotos Bonhams)
Como o comprador é anônimo, não está claro quando o destino final do mural - se como parte de uma coleção particular ou se vai para algum lugar mais visível como era na Grace House. Essa incerteza ainda tem sido um ponto de discórdia para a Keith Haring Foundation.
"Este mural não era para pertencer a um colecionador", disse Gil Vazquez, diretor interino e presidente da fundação, em Outubro. "Era para iluminar uma sala cheia de crianças", finaliza.
O dinheiro da venda será revertido à igreja, que gastou US $ 900.000 para extrair o mural da escada e ainda precisa de cerca de US $ 4,5 milhões de capital para melhorias relacionadas à instituição.