Por Rodrigo Dhakor
Banksy chegou à cidade inglesa de Birmingham antes do Natal e bem a tempo de expressar sua indignação a respeito da falta de moradia, ao pintar renas e rédeas em uma parede próxima a banco no qual mendigos dormem.
O artista, cuja identidade há anos é um dos grandes mistérios do mundo da arte divulgou no Instagram na segunda-feira (09) seu novo mural, uma pintura em uma parede de tijolos à direita de um banco da rua Vyse, para destacar os sem-teto que vivem nas ruas no Natal.
(Fotos Daily Mail)
Um vídeo compartilhado pelo artista, mostrava um morador de rua - identificado como Ryan, sendo um figurante a Papai Noel e, enquanto a câmera se move, parecendo ser levado pelas renas para o céu cheio de estrelas. "Deus abençoe Birmingham. Nos 20 minutos que filmamos Ryan entre os pedestres, ele ganhou uma bebida quente, duas barras de chocolate e um isqueiro - sem que pedisse nada", escreveu o artista na legenda.
Mas, em menos de 24 horas, a obra foi descaracterizada por um vândalo ainda não identificado. O autor incluiu narizes vermelhos cintilantes nas renas que protagonizavam o desenho feito pelo grafiteiro.
(Fotos Daily Mail)
Segundo o jornal Daily Mail, um jovem de capuz foi visto no local com uma lata de tinta vermelha. Antes de atacar a obra, ele ainda teria perguntado para as pessoas que estavam no local se deveria fazer a intervenção. "As pessoas estavam implorando para ele 'por favor, não faça", afirmou uma fonte da publicação britânica.
Após a ação, a obra recebeu vigilância 24 horas com apoio da Jewellery Quarter BID, comunidade empresarial que mantém a região onde a arte de Banksy foi depredada a poucos metros do Jewellery Quarter Museum. Grades e placas de acrílico foram utilizadas para reforçar a segurança.
É o mais recente mural misterioso do grafiteiro pelas ruas, conhecido por suas obras de arte com "cunhos" sociais. Em Maio, ele criou um mural em Veneza que mostra uma criança migrante vestindo um colete salva-vidas e segurando um brilho rosa neon.
(Foto Touch Of Class)
Mesmo aberto a interpretações, é possível apostar que a ideia do artista ao pintar o mural de Birmingham era destacar quantas pessoas ficarão sem comida, abrigo e companhia neste Natal em um momento em que deveria ser o contrário.