Conheça Noah Lyles, o homem mais rápido do mundo

Conheça Noah Lyles, o homem mais rápido do mundo

Com o ouro nos 100m dos Jogos Olímpicos de Paris, Noah Lyles assumiu o cobiçado posto de homem mais rápido do mundo. Por muitos anos dominada por Usain Bolt, a prova no Stade de France foi vencida pelo norte-americano com o tempo de 9s784, cinco milésimos à frente do jamaicano Kishane Thompson, que marcou 9s789 e ficou com a prata.

Quem acompanhou a disputa mais famosa do atletismo, percebeu a personalidade do novo campeão levantando a torcida do estádio francês. Isso não é algo inédito. O velocista também é conhecido por sua originalidade e lado provocador.

Em um destes casos, Lyles conseguiu tirar os jogadores da NBA do sério. No ano passado, ele questionou os atletas que se consideram campeões mundiais por causa da conquista da principal liga de basquete dos Estados Unidos. O discurso gerou revolta até de alguns torcedores do País.

“Tenho que ver as finais da NBA e eles se chamando de campeões do mundo. Campeões mundiais do quê? Dos Estados Unidos? Não entenda mal. Às vezes eu amo os Estados Unidos, mas nós não somos o .mundo. Aqui [no Mundial de atletismo] nós somos o mundo. Aqui todos os Países estão disputando para ganhar”, indagou Lyles.


(Foto: CNN)

Além do histórico provocador, sua personalidade também transforma suas entradas na pista de atletismo em um espetáculo à parte. Como característica, ele mostra cartas do anime japonês Yu-Gi-Oh

Em um dos momentos marcantes de seu lado midiático, o velocista chegou às semifinais da seletiva olímpica norte-americana acompanhado de Snoop Dogg. Na ocasião, o rapper segurava uma misteriosa maleta, que quando aberta mostrou uma carta de Yu-Gi-Oh para a câmera.

Apesar da preferência pelas cartas, Lyles tem Full Metal Alchemist como anime preferido. Para leitura, a opção é pelo mangá Cage of Eden.

Filho de pais velocistas, Lyles começou sua vida esportiva fora das pistas. Ele gostava mesmo era da ginástica, até que aos 12 anos migrou para o atletismo. 

Mesmo com sua marra característica de velocistas dos 100m, o norte-americano levanta o debate sobre saúde mental no esporte. Em 2020, falou abertamente de suas batalhas no tema e contou sobre o uso de antidepressivos.

Além da medalha dourada conquistada em Paris, Lyles tem o bronze dos 200m em Tóquio-2020. Ele também é o atual campeão mundial tanto nos 100m quanto nos 200m.