Faixa interna da Avenida do Taquaral será fechada também em dias úteis

Faixa interna da Avenida do Taquaral será fechada também em dias úteis

Nesta próxima sexta-feira (24/05), a Avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da área verde na região da Lagoa do Taquaral, em Campinas, sofrerá uma alteração. 

A atenção será voltada, no período entre 6h e 22h, para uma operação da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) que visa fechar uma faixa da pista interna da avenida – ao lado da ciclovia – para o trânsito de veículos, ficando a faixa da esquerda será mantida para a circulação.

O trecho é conhecido por ser utilizado por corredores e, segundo a Emdec, será fechado para a utilização de atividades físicas e para a circulação de pedestres na Lagoa. 

A intenção da Emdec é fazer uma “experiência” no trânsito para que essa reformulação passe a acontecer todos os dias da semana e, com isso, dar mais espaço para que o trecho seja utilizado para esportes.

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Campinas)

A ação da Emdec vai manter os acessos de veículos (entradas e saídas) ao parque e aos bolsões de estacionamento da Lagoa do Taquaral. O plano piloto será conduzido por nove agentes de trânsito que vão sinalizar o trecho com cones.

Segundo a Emdec, por conta da circulação dos ônibus do transporte público coletivo, o fechamento não será realizado no trecho entre a rotatória das avenidas Theodureto de Almeida Camargo e Almeida Garret (Praça Otaviano da Silva Leme) e a Rua Padre Manoel Bernardes.

Se a empresa considerar a mudança positiva, um projeto de adequação da circulação será desenvolvido no local para apontar necessidades de redimensionamento das faixas de rolamento, nova sinalização viária e criação de baias de emergência para os veículos.

“A ideia é incentivar, ainda mais, o estilo de vida saudável, seguindo a tendência atual de priorizar a mobilidade ativa e o pedestre na circulação. Iremos avaliar o comportamento dos condutores e a dinâmica da circulação. E a viabilidade de implantar de forma definitiva”, afirmou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.