Depende muito, não há uma exatidão e, de acordo com as marcas esportivas, eles "aguentam" entre 300 km e 600 km. O limite de 300 km a 600 km é baseado na eficiência da entressola de um tênis.
Entressola ou midsole é aquela espuma – geralmente branca — que fica entre o cabedal (parte de cima do tênis, de tecido) e a sola propriamente dito. Cada marca tem um composto especial de entressola, em geral feita de EVA. E, conforme o fabricante, essa entressola recebe diferentes tecnologias para melhorar a sensação de amortecimento, como géis, cápsulas de ar, placas de plástico, fibra de carbono e entre outros.
Como cada marca utiliza um (ou mais) composto especial e tecnologias que aprimorariam o amortecimento, é claro que a duração da eficiência dessa importância vai variar de marca para marca.
(Foto: shoemakersacademy)
Não é difícil deixar de notar quando aquele tênis supermacio começa a ficar mais duro. Para as marcas, o período específico de quando o calçado deve ser trocado segue o momento onde a tecnologia de amortecimento ou a entressola começam a perder sua eficiência.
Vale lembra que, a quantidade de pares que você tem e a sua técnica de corrida são os fatores que entram na equação de desgaste de um tênis de corrida.
(Foto: Getty Images)
Dicas:
1) Se você tem apenas um par de tênis, é claro que ele vai "acabar" mais rapidamente. Ter dois ou três pares é uma boa forma de aumentar a vida útil de cada par quando você "faz um rodízio" entre eles. Dessa forma, o tênis que se acabaria em quatro meses com uso exclusivo duraria oito meses se você tiver dois pares, por exemplo.
2) O jeito que você aterrissa o pé no chão conta. Aterrissar com o calcanhar gera um desgaste natural nessa região do tênis pois a cada passada você "breca" por alguns milissegundos. O desgaste do tênis de quem usa o médio pé na aterrissagem é menor. Quem amortece realmente o impacto da corrida é o nosso próprio corpo, pois o tênis de corrida é incapaz de fazer isso sozinho, como somos levados a acreditar.
Correr achando que o tênis de corrida vai proteger você do impacto acaba fazendo, na verdade, com que corra gerando mais impacto. E com uma técnica de corrida eficiente, o tênis pode durar mais de 1.000 km, acredite. Eficiência na corrida significa economia de movimento, e no caso dos tênis, economia que você pode sentir também no bolso.
Respondendo a pergunta do titulo da matéria: Esqueça a quilometragem. Aposente o tênis quando o solado apresentar sinais de desgaste e não a entressola. Além disso, tenha, no mínimo, dois pares de tênis de corrida para revezar o uso e, também, procure ter uma técnica de corrida eficiente.