A Fibrose Cística é uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Conhecida também como Mucoviscidose, ela atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo.
Ela é a doença genética grave mais comum da infância, abalando as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos. Os tratamentos podem aliviar os sintomas e reduzir as complicações. A triagem neonatal ajuda no diagnóstico precoce.
Beau Rich anda de skate desde os 11 anos de idade. Durante toda a sua vida ele vive com essa patologia genética, mas o skate e outras atividades foram e têm sido uma saída benéfica para sua saúde física, pois o esporte pode aliviar certos sintomas.
Rich, que atualmente é gerente de mídia social do coletivo The Berrics, participa de dois videos que falam como a deficiência afeta sua vida cotidiana, além de sua capacidade em andar de skate.
Em "Breathe, Push, Repeat' | Beau Rich Skates To Cope With Cystic Fibrosis", Rich faz um rápido "resumo" da sua capacidade de respirar, e fala como descobriu que os rigores do skate realmente o ajudam fisicamente, mentalmente e emocionalmente.
A doença é degenerativa, o que significa que sua condição piora à medida que vai envelhecendo. Rich relata que continua andando de skate, mesmo tendo que tomar precauções extras para proteger sua saúde e, ocasionalmente, tem se esforçado para acompanhar seus colegas.
"A FC pode tornar o skate muito mais difícil, mas o skate facilita muito os efeitos da FC", explicou ele em um recente vídeo do canal The Berrics.
No vídeo "A Breath Of Fresh Air: Skateboarding With Cystic Fibrosis", ele ainda compartilha como está lidando com a pandemia de coronavírus, detalha por que as precauções de distanciamento social são críticas para sua qualidade de vida e fala o motivo de nunca ter desistido de andar de skate - algo que literalmente o devolveu a vida.