Carhartt WIP e o documentário Soul Skate 2018

Carhartt WIP e o documentário Soul Skate 2018

Fundada em Detroit no ano de 1889, a Carhartt Inc. era e ainda é conhecida por fornecer itens de vestuário de trabalho. Criada com a funcionalidade em sua essência, sua influência duradoura, como grande parte de Detroit, veio dos músicos que a vestiram, que lhe deram longevidade na cultura mainstream do streetwear

Patinar também desempenha um papel enorme na história cultural e política da cidade de Detroit. Entre os anos 50 e 60, durante o que teria sido o momento inicial da mudança cultural provocada pela desagregação, proprietários de pistas de patinação mantinham divisões raciais, e pistas como "Rhythm Nights" e "Soul Nights" ficaram como parte dos afro-americanos. 

Tudo era imposto por meio de assédio e ataque à população negra se caso eles aparecessem em outros eventos. Como resistência, algumas noites passaram a ser sintomáticas do estilo e da cultura da música popular negra, que se opunha diretamente à música de órgão e às rígidas formações de patinação circular do homólogo do skate praticado pelos brancos.

Kenny Dixon Jr., também conhecido como Moodymann, é um dos residentes desse movimento e narra junto à Carhartt WIP o retrato de uma das subculturas mais duradouras de Detroit. 

"O skatin me entusiasmava  ... mas as mulheres de lá eram incríveis", relata Moodymann.

O vídeo, chamado "Soul Skate 2018", tem como objetivo mostrar por imagens todo esse "skatin" do festival anual de patinação que acontece durante quatro dias na cidade de Detroit nos Estados Unidos.

 

As imagens de "Soul Skate 2018" mostram como a festa acontece, a organização das equipes, além de pequenas entrevistas com patinadores e pessoas falando sobre o quanto o evento significa. O grande evento "Soul Skate", que acontece desde 2007, culmina em uma maratona de patinação por toda noite de um sábado, geralmente das 23h às 5h, onde patinadores de todas as idades vão à pista para mostrar seu estilo. 

O documentário de 2018 foi realizado em parceria com a Dazed Digital, NTS Radio, possui direção de Ramone Anderson, e ao longo das gravações, mostra a narração de Kenny Dixon Jr. falando como o evento é valoroso para a subcultura do patins.