Conheça a historia de Tom Brady, o maior jogador da história dos Super Bowls - THE GAME

Conheça a historia de Tom Brady, o maior jogador da história dos Super Bowls

Thomas Edward Patrick Brady Jr., mais conhecido como Tom Brady, aos 43 anos superou a desconfiança depois da mudança para a Flórida e na disputa do seu 10º Super Bowl conquistou mais um anel, o 7º da sua carreira.

Brady está na liga desde 2000 e disputou a 21ª temporada, sendo 20 delas com a camisa do New England Patriots e a última defendendo o Tampa Bay Buccaneers. 

A trajetória dele na liga começou sob muita "suspeita", já que Brady foi selecionado pelos Patriots na sexta rodada do Draft, na 199ª posição. Ao se apresentar a Robert Kraft, dono da franquia, ele disse ter sido "a melhor decisão da história da franquia".

Ao assumir a titularidade na temporada 2001 e levar o time ao título do Super Bowl 36 no seu segundo ano na liga, Brady começou a mostrar que a sua declaração a Kraft poderia se tornar realidade e não apenas uma frase de efeito de quem quase ficou fora da NFL.

A parceria entre Brady e o técnico Bill Belichick se consolidou a cada temporada e acabou se tornando a mais vitoriosa entre quarterback e treinador na história da liga. Juntos, eles chegaram nove vezes ao Super Bowl, venceram seis deles, e conquistaram a divisão Leste da Conferência Americana 17 vezes.

(Bill Belichick e Brady - Foto Getty Images)

Mas o quarterback também protagonizou algumas polêmicas durante a carreira, a principal delas foi o escândalo chamado "Deflategate". Os Patriots foram acusados de murchar de forma proposital as bolas do jogo contra o Indianapolis Colts na decisão da Conferência Americana da temporada 2014. Brady foi punido por quatro jogos após uma investigação da liga apontar que ele tinha conhecimento da manobra proibida.

Com o passar dos anos, Brady mudou um pouco a forma de atuação e passou a apostar em passes mais curtos e maior eficiência. Assim, ele conseguiu conquistar os últimos títulos com a camisa dos Patriots. Porém, a temporada 2019 ficou longe do esperado e o quarterback teve números distantes do que costumava apresentar. A derrota para o Tennessee Titans na abertura dos playoffs foi a última dele com a camisa da franquia que o draftou.

Tom Brady deixou os Patriots por não chegar a um acordo com por um contrato longo. A relação entre Brady e Belichick, apesar de vitoriosa, também já não era mais a mesma e a confiança entre os dois estava abalada após alguns entreveros e divergências sobre o futuro do jogador na equipe.

(Brady durante o episódio Deflategate - Foto Getty Images)

O astro deseja atuar na NFL até os 45 anos, enquanto a equipe entendia que precisava buscar um quarterback para seu futuro e não pretendia oferecer um vínculo maior do que o válido por uma temporada. Neste cenário, ele passou a analisar as possibilidades para o futuro e acabou assinando contrato de dois anos com o Tampa Bay Buccaneers. A escolha do camisa 12 surpreendeu, já que a franquia não disputava os playoffs desde 2007 e soma apenas um título da NFL. Ainda assim, com um elenco recheado de talentos no ataque e uma defesa forte, Brady conseguiu mudar a mentalidade da equipe e chegou à pós-temporada.

Nos playoffs, Brady liderou a equipe em grandes vitórias contra Washington Football Team, New Orleans Saints e Green Bay Packers, todas fora de casa, para chegar ao Super Bowl 55, e o jogo contra Kansas City Chiefs, na casa dos Bucs, selou a sétima vitória de Brady e marcou sua equipe como a primeira a conquistar a liga como mandante.

Todo o sucesso e trajetória de Brady tem por trás o suporte da família e uma preparação personalizada. O quarterback é casado com a modelo brasileira Gisele Bundchen desde 2009. O casal tem dois filhos, Benjamin Rein e Vivian Lake. Brady também tem outro filho, John Edward Thomas Moynahan, fruto do relacionamento do jogador com a atriz Bridget Moynahan.

(Tom Brady e família - Foto Getty Images)

Já a preparação também causa polêmica, já que o jogador criou em parceria com o personal trainner Alex Guerrero um método próprio e que virou franquia, o Método TB12. A dieta é cheia de restrições e focada em alimentos orgânicos e baixo consumo de carne, enquanto a rotina de treinos exclui academia e foca em massagens e alongamentos. Ele também leva uma vida regrada, indo dormir por volta das 21h e acordando antes das 6h todos os dias. Assim, ele se vê atuando além dos 45 anos.

(Tom Brady e Alex Guerreiro - Foto Getty Images)

Suas Marcas:

Os sete títulos de Super Bowl, seis nos Patriots e um nos Bucs, o colocam a dois de distância do jogador mais próximo: o defensor Charles Haley venceu cinco anéis com San Francisco 49ers e Dallas Cowboys. Falando de quarterbacks, a distância é assustadora: Joe Montana e Terry Bradshaw possuem quatro conquistas cada.

 

Mais aparições no Super Bowl: 10

Este recorde Brady tinha ampliado antes mesmo do resultado final do Super Bowl 55. É assustador pensar que ele chegou à finalíssima em mais da metade de suas temporadas saudáveis na liga. Ao todo, ele apareceu em 18% de todos os Super Bowls da história! O jogador mais próximo disso é o defensor Mike Lodish com seis aparições entre Bills e Broncos. Entre QBs, John Elway é o mais próximo com apenas cinco.

Mais prêmios de MVP no Super Bowl: 5

Brady foi o MVP dos Super Bowls 36, 38, 49 e 51 nos Patriots e agora no 55 com Tampa Bay. O mais próximo da marca é Joe Montana – com três premiações. Os únicos jogadores que venceram o MVP nos times de Tom Brady foram os wide receivers Deion Branch (no Super Bowl 39) e Julian Edelman (no Super Bowl 53).

Mais passes tentados no Super Bowl: 421

Esta é uma das marcas mais incríveis da lista, pela distância absurda em relação aos demais. Com os 29 passes tentados no domingo, Tom Brady passou da marca de 400 e terminou com 421 passes na grande final. Peyton Manning com ‘apenas’ 155 passes somando Colts e Broncos. Quase o triplo!

Mais passes completos no Super Bowl: 277

Com os 21 passes completos contra os Chiefs, Brady chega a 277 na finalíssima, número maior que os próximos três da lista COMBINADOS: Peyton Manning (103), Kurt Warner (83) e Joe Montana (83) juntos completaram 269 passes em SBs. Ao todo, os três membros do Hall da Fama jogaram 11 finais, uma a mais que Brady.

Mais passes para touchdown no Super Bowl: 21

Com os três touchdowns no domingo, Tom Brady soma 21 TDs em finais, 10 a mais do que o segundo da lista. Joe Montana possui 11 passes para touchdown em quatro aparições na decisão, todas com os 49ers. Brady é apenas o quarto em termos de interceptações, com seis ao todo.

Mais jardas de passe no Super Bowl: 3,039

Mesmo com números modestos de jardas no SB 55 (201), o camisa 12 ultrapassou a barreira das 3 mil jardas e possui mais que o dobro do segundo colocado: Kurt Warner lançou 1,156 jardas em três Super Bowls, dois com os Rams e um com os Cardinals.

Mais tentativas de passe em um único Super Bowl: 62

Como Brady foi o vencedor do único Super Bowl que foi para a prorrogação (SB51), faz total sentido que este recorde também seja dele: foram 466 jardas em 62 passes tentados. Jim Kelly foi o único a atingir algo similar no Super Bowl 26, com 58 tentativas de passe.

Mais passes completos em um único Super Bowl: 43

Brady também conquistou o recorde de passes completos na virada diante dos Falcons, na prorrogação, citada acima. Na ocasião, ele quebrou a própria marca de 37, conquistada dois anos antes contra os Seahawks. Peyton Manning fecha o top 3 com 34 passes completos na derrota dos Broncos no Super Bowl 48.

Mais jardas de passe em um único Super Bowl: 505

Apesar da marca expressiva, este recorde veio em uma das três derrotas do camisa 12 em finais, diante do Philadelphia Eagles de Nick Foles no Super Bowl 52. Ele ajudou a quebrar outra marca expressiva neste dia, com três recebedores passando das 100 jardas recebidas: Rob Gronkowski, Danny Amendola e Chris Hogan.

(SuperBowl 52 - Foto Getty Images)

 

Mais jogos de 300 ou mais jardas no Super Bowl: 4

Mesmo não passando das 300 jardas contra os Chiefs, ele conseguiu o feito em quatro oportunidades: nos Super Bowls 38, 49, 51 e 52. Kurt Warner foi o que mais chegou próximo, passando das 300 jardas em todas as três aparições na finalíssima.

Comandou mais drives da vitória no Super Bowl: 6

Estes números mostram como Tom Brady é um jogador ‘clutch’, ou seja, que aparece nos momentos decisivos. Em TODOS os seis Super Bowls com os Patriots ele venceu comandando o drive da vitória nos minutos finais. Os mais próximos a isso foram Terry Bradshaw e Eli Manning (ambas diante dos Pats de Brady).

Mais décadas com um título de Super Bowl: 3

Este é um dos recordes de Brady que provavelmente ficarão marcados para sempre na história da NFL. Foram três títulos na década de 2000 (nos Super Bowls 36, 38, 39), três na década de 2010 (nos Super Bowls 49, 51, 53), e este agora, o 55, na década de 2020.

O quarterback mais velho a vencer um Super Bowl: 43

Tom Brady já havia conquistado este recorde em 2018, quando venceu o Super Bowl 53 aos 41 anos de idade. Ele bateu recorde novamente ao erguer o Vince Lombardi no último domingo com 43 anos nas costas.

(Brady ergue o trófeu de campeão do Super Bowl 55 - Foto Getty Images)

Será que ele pode quebrar outras marcas e garantir o 8º anel no próximo ano?

Não é de se duvidar.