Duas horas, um minuto e nove segundos é o novo recorde do mundo da maratona alcançado neste domingo (25) por Eliud Kipchoge, em Berlim. Durante a prova chegou a pensar-se que seria possível baixar a marca das duas horas. Mesmo assim, o atleta queniano melhorou, em 30 segundos, o recorde mundial, que também lhe pertencia e tinha sido alcançado igualmente na capital alemã em 2018.
Kipchoge também registra sua quarta vitória na Alemanha, se igualando ao etíope Haile Gebrselassie, que foi absoluto entre os anos de 2006 e 2009, em Berlim.
Em entrevista à Reuters, após a prova, o atleta ainda disse que pode entregar mais. “Ainda há mais nas minhas pernas. Espero que o futuro ainda seja ótimo. Minha mente ainda está se movendo, o corpo ainda absorvendo o treinamento”.
A categoria feminina também registrou outra grande marca, alcançada pela etíope Tigist Assefa, que colocou seu nome como o terceiro tempo mais rápido na história, com 2h15m37s . É o melhor tempo da atleta até agora, ficando ao lado de grandes corredoras como a britânica Paula Radcliffe e a atual recordista mundial Brigid Kosgei, com 2h14m04s, em Chicago, em 2019.