Algumas regras do futebol poderão ser alteradas, e as propostas foram testadas no torneio amistoso Future Football Cup (Copa Futuro do Futebol), na Holanda.
A competição para jogadores de até 19 anos não tem a chancela da FIFA, mas a entidade que comanda a modalidade no mundo acompanhou o evento e avalia implementar as medidas.
A notícia "ressoa" como se a entidade máxima do futebol estaria testando essas revolucionárias mudanças nas regras do futebol, e foi publicada em diversos veículos na Europa. Por meio de seus interlocutores a FIFA foi categórica na resposta:
“A FIFA não está envolvida de forma alguma nessa iniciativa”, disse a entidade.
(Jogador do Brugge cobra lateral com o pé: uma das regras testadas na Future of Football Cup - Foto: Marcel van Hoorn /Red Bull Content Pool)
Uma das iniciativas seria reduzir os dois tempos de cada partida de 45 minutos para 30 minutos e a paralisação do cronômetro a cada interrupção do jogo. O Future Football Cup também teve número ilimitado de substituições, ao invés das três determinadas pela norma atual – e ampliada para cinco apenas durante a pandemia.
As outras duas propostas têm inspiração no futsal. O lateral passaria a ser cobrado com os pés e podendo o cobrador sair jogando, sem passar para outro atleta. No lado da disciplina, o cartão amarelo implicaria em suspensão temporária do atleta punido por cinco minutos.
A ideia é dar mais intensidade e alternativas táticas aos jogos. Qualquer lateral vira uma potencial jogada ofensiva. Dois jogos foram disputados: AZ 6 x 0 RB Leipzig e Brugge 3 x 4 PSV. A goleada do AZ foi construída justamente quando o time alemão ficou com um a menos após um cartão amarelo.