O tenista Roger Federer está no topo do ranking anual da Forbes que destaca os "100 atletas mais bem pagos do mundo".
Segundo o ranking, Federer faturou 106,3 milhões de dólares (Aprox. R$ 552,55 mi) no ano passado, depois de estar em quinto lugar na lista de 2019. Isso marca a primeira vez que um tenista ocupa o primeiro lugar desde que a lista começou a ser anunciada anualmente em 1990.
De acordo com o editor sênior da Forbes, Kurt Badenhause, a pandemia de coronavírus que causou cortes salariais em muitos esportes coletivos ajudou estrelas do tênis como Federer a subir na lista.
"A pandemia de coronavírus provocou cortes nos salários de craques como Messi e Cristiano Ronaldo, abrindo caminho para que um tenista fosse classificado como o atleta mais bem pago do mundo pela primeira vez", escreveu Badenhausen.
"Roger Federer é um atleta perfeito para as empresas, resultando em um portfólio incomparável de marcas de primeira linha no valor de US $ 100 milhões por ano para o tênis".
(Foto Getty Images)
Além disso, Naomi Osaka é a atleta mais bem paga na história do esporte. Osaka faturou US $ 37,4 milhões no ano passado , ultrapassando Serena Williams. Osaka ficou em 29º lugar na lista "100 atletas mais bem pagos do mundo" desta vez, enquanto Williams é a número 33. Ela marcou a maior representação feminina na lista da Forbes na história.
Em termos financeiros, um dos maiores motivos foi um acordo entre Osaka e Nike, que rendeu mais de US $ 10 milhões no ano passado. Depois de concordar em representar o Japão nas Olimpíadas de 2020, Osaka também assinou acordos com patrocinadores olímpicos, como Procter & Gamble, All Nippon Airways e Nissin.
A lista com os 10 atletas mais bem pagos deste ano conta com:
- Roger Federer
- Cristiano Ronaldo
- Lionel Messi
- Neymar Jr
- Lebron James
- Stephen Curry
- Kevin Durant
- Tiger Woods
- Kirk Cousins
- Carson Wentz
Como um grupo, os 100 atletas mais bem pagos coletivamente ganharam US $ 3,6 bilhões no ano passado, um declínio de 9% em relação aos 12 meses anteriores.
Messi, que ocupou o primeiro lugar em 2019, caiu para o terceiro lugar depois de ganhar US $ 104 milhões no ano passado. Christiano Ronaldo passou Messi com 105 milhões de dólares no ano e ocupa a segunda posição, atrás apenas de Federer. LeBron James é o primeiro atleta americano da lista no 5º lugar, acumulando US $ 88,2 milhões nos últimos 12 meses.
A versão 2020 da lista leva em consideração prêmios em dinheiro, salários, bônus, autenticações, royalties e taxas de comparência entre 1º de Junho de 2019 e 1º de Junho de 2020.
Você pode conferir a lista completa de atletas no site da Forbes .