O ex-zagueiro Gerard Piqué e o streamer Ibai Llanos criaram um torneio de futebol, Kings League, com formato que atrai o público jovem por meio de plataformas digitais. Nas transmissões ao vivo, telespectadores podem acompanhar partidas entre jogadores que não tiveram carreira profissional e nomes que fizeram história no esporte.
Em algumas rodadas disputadas, o torneio já conquistou grandes números de audiência em transmissões via Twitch e YouTube, mais de 800.000 aparelhos simultâneos estiveram ligados, o que culminou em audiência média de 450.000 internautas por evento. Os jogos acontecem em Barcelona, em um complexo esportivo, nomeado de Cupra Arena pela organização do torneio.
A liga tem 12 times, que se enfrentam em jogos de ida e volta. Os oito melhores disputam os playoffs. O projeto é presidido por criadores de conteúdo e ex-jogadores, como Agüero e Casillas, tem alcançado cada vez mais popularidade.
A audiência estaria inclusive incomodando Javier Tebas, o presidente de La Liga, oragnizadora do Campeonato Espanhol.
Em um evento da organização, ele chegou a diminuir o projeto do ex-zagueiro. “É como dizer que o Pasapalabra (game show famoso da TV espanhola) pode ser um concorrente de La Liga. A única coisa em que a Kings League é parecida com o futebol é que você joga com uma bola e tem que marcar gols".
A modalidade é o futebol de sete, sendo que as partidas são disputadas em dois tempos de 40 minutos. Nenhum jogo pode terminar empatado, o que obriga uma disputa de “shootouts”, caso haja a necessidade de desempate.
Os elencos de cada time são compostos por 10 jogadores escolhidos por um Draft, ao estilo dos esportes americanos, e dois “Wild cards”. Esses especiais são o 11º jogador (estrelas que compõe o time durante toda a temporada) e o 12º jogador (estrelas que podem mudar a cada rodada).
(Foto: Kings League)
A liga possui até um jogador mascarado que anda despertando a curiosidade dos espectadores da liga. O atleta precisou se disfarçar para jogar pela equipe XBuyer e foi nomeado como "Enigma" na camisa.