Por Rodrigo Dhakor
A lista de feras indicadas ao Hall da Fama do Basquete na temporada 2020 foi recentemente divulgada e entre os indicados, quatro nomes chamam atenção. São eles: Kobe Bryant, Tim Duncan, Kevin Garnett e Chris Bosh.
O quarteto impõe respeito pela história e pelos números somados. Juntos, os quatro destaques dentre os indicados ao Hall da Fama do Basquete somam: 13 anéis de campeões, 04 Most Valuable Player (MVP; Jogador Mais Valioso, em tradução livre) da temporada, 05 MVP de finais e 59 aparições no All-Star Game.
(Foto Clutch Points)
Estas ex-estrelas são os principais nomes da lista de 50 atletas escolhidas pelo Comitê Norte-americano para concorrer à premiação do próximo ano.
Os finalistas serão anunciados durante o All-Star Weekend em Chicago, realizado no mês de Fevereiro. A última etapa será em Abril, durante o Final Four do basquete universitário, em Atlanta, quando o público irá conhecer os novos membros eleitos.
Dentre os quatro, metade deles tem carreira por apenas uma franquia. Kobe Bryant é um dos grandes ídolos da história do Los Angeles Lakers, enquanto Tim Duncam é muito identificado com o San Antonio Spurs. Kevin Garnett teve duas passagens pelo Minnesota Timberwolves, mas também atuou por Boston Celtics e Brooklyn Nets. Já Chris Bosh jogou por Toronto Raptors e Miami Heat.
Outros atletas de renome também aparecem pela primeira vez na lista de indicados ao Hall da Fama do Basquete. Alguns deles são: Shawn Marion, Michael Finley, Mark Eaton e Buck Williams.
Outros atletas que já foram postulantes em outros anos também voltam à disputa: Chauncey Billups, Mark Jackson, Tim Hardaway, Richard Hamilton, Chris Webber, Ben Wallace e Marcus Camby.
As indicações para mulheres inclui Swin Cash e Tamika Catchings, juntamente com a atual treinadora assistente do San Antonio Spurs Becky Hammon e a treinadora da equipe de Baylor, Kim Mulkey, indicada como treinadora e como jogadora.
(Foto USA Today)
O ex- astro do Chicago Bulls, Toni Kukoc, lidera a lista de homenageados internacionais.
Em 2019, dez nomes foram indicados ao Hall da Fama do Basquete. O mais conhecido deles é Vlade Divac. O sérvio, histórico jogador do Sacramento Kings e do Los Angeles Lakers, ganhou mundiais do esporte e medalhas olímpicas. Teresa Weatherspoon, autora de "The Shot"; Chuck Cooper, primeiro negro draftado pela NBA; Jack Sikma e Al Attles foram alguns dos outros que entraram para o seleto grupo.