O efeito Messi no PSG

O efeito Messi no PSG

Segundo o jornal Complete Sports, o lenço de papel usado por Lionel Messi para secar suas lágrimas na despedida do Barcelona está a venda em um leilão por U$ 1 milhão (Aprox. R$ 5,2 milhões). Durante a coletiva de imprensa em que se despediu do time espanhol, o argentino chorou muito e comoveu o mundo do futebol.

Mas a contratação do argentino pelo PSG, confirmada no último dia 10, parou o mundo do futebol. Com um contrato de dois anos, o argentino se junta aos craques Neymar, Mbappé, Sérgio Ramos e tantos outros grandes nomes do clube francês.

O impacto de sua contratação já pôde ser vista logo em que apareceu em Paris. Foram mais de 800 mil camisas vendidas em apenas um dia.


(Foto: Getty Images)

Foram mais de 100% de busca por produtos online e crescimento de 145% no token de criptomoeda do clube. O termo PSG foi citado por mais de 16 milhões de pessoas somente no primeiro dia da contratação, sendo o período com maior procura pelo termo na história do Google - mais que na final da Champions.

Messi chega ao time francês com um salário anual de U$ 41 milhões, fora o bônus, e um pacote de boas-vindas de U$ 30 milhões. Mas o clube francês informou que também incluiu no pacote do jogador a criptomoeda do time, o PSG Fan Tokens. Desde que o jogador foi anunciado, a moeda chegou a triplicar de valor, saindo de U$ 20,00 para mais de U$ 60,00, sendo negociada atualmente a U$ 38,70. 

"O 'efeito Messi' tem resultados gigantescos. A chegada de Messi ao Paris pode proporcionar novos negócios, com acordos globais ou regionais, desenvolvimento de novos produtos, protagonismo nas negociações contratuais e de acordos de patrocínio e transmissões, etc. A concentração de craques no PSG é uma oportunidade real para o clube se tornar líder em um mercado onde antes era um outsider", comenta Bruno Brum, CMO da agência de marketing esportivo End to End.


Além das cifras milionárias fora de campo, a chegada de Messi qualifica o clube para as disputas das principais competições europeias.

"O PSG busca aumentar seus domínios em campo, na luta por um título do tamanho da Champions. A partir de agora o Paris Saint-Germain tem mais “prateleiras" pra apresentar seus produtos e criar conexões. O grande impacto é que o mundo estará olhando pra eles a partir de agora", ressalta Bruno.

Antes do anúncio oficial, a página registrava 38,8 milhões de seguidores. Hoje, o número saltou para 48,2 milhões de pessoas acompanhando o perfil time na rede social. Além do Instagram, o perfil do clube também ganhou seguidores do Twitter e alcançou os 9,7 milhões, cerca de 400 mil seguidores a mais que no dia anterior.

(Foto: Getty Images)

A Jordan Brand e o símbolo Air Jordan (marca do lendário jogador de basquete) está nos uniformes do PSG, mais precisamente no canto superior direito. O acordo fechado entre o ex-astro do basquete e Nike estabelece que Michael Jordan tenha 5% da venda de cada camisa.

Segundo estimativas da imprensa estrangeira, o PSG já faturou € 120 milhões (Aprox. R$ 743 milhões) em menos de uma semana com a venda das camisas. Se aplicarmos a regra dos 5%, Jordan recebeu nada menos que € 6 milhões (cerca de R$ 37 milhões).

O impressionante montante deve ganhar mais alguns "zeros" assim que a estreia de Messi for oficializada. Ainda sem data, muitos jornalistas apontam que o atacante deverá entrar em campo no dia 29 de Agosto, contra o Reims, pela Ligue 1. Torcedores, empresários e comissão técnica devem estar ansiosos por esse momento, mas não tanto quanto Michael Jordan.