O que a parceria entre Palace e Juventus realmente significa?

O que a parceria entre Palace e Juventus realmente significa?

Diante da bem-sucedida parceria entre PSG e Jordan, boatos começaram a surgir no início do ano sobre possível colaboração entre a gigante italiana do futebol Juventus e a londrina do streetwear Palace através da Adidas como fornecedora dos kits. Os rumores foram confirmados no mês passado, na partida contra o Genoa, quando a Vecchia Signora foi a campo vestindo o uniforme de edição especial com as três marcas presentes.

O anúncio foi inesperado e pegou muitos fãs de surpresa. A conta oficial da Juventus no Instagram postou fotos do time no aquecimento pré-jogo, sugerindo pistas na legenda de que a parceria viria realmente a se concretizar. Quando as pessoas realizaram o verdadeiro significado do post, a notícia se espalhou rapidamente.

Juventus x Palace é o último casamento de dois universos - após PSG x Jordan e Adidas x Palace Wimbledon collab - que até então poderíamos relacionar com água e óleo: Sportswear de performance e streetwear. No entanto, ao consideramos as condições atuais de temperatura e pressão do mundo, o futebol e a moda não são tão estranhos quanto parecem. Algumas das maiores estrelas do mundo da bola, principalmente David Beckham, embaçam as fronteiras entre os dois polos. Outros grandes nomes da moda como 424, Thom Browne e Dsquared2 também fizeram suas incursões no futebol como parceiros de roupas formais para Arsenal, Barcelona e Manchester City, respectivamente. A moda, neste caso o streetwear, tornou-se uma plataforma potente para que grandes clubes ao redor do mundo atraíssem o público masculino jovem em países da América do Norte e Ásia.


A poderosa família Agnelli, conhecida por sua atuação no mundo automobilístico e agora dona da Juventus, está ciente das transformações e sobreposições atuais entre moda e futebol. Assim como o Paris Saint Germain, cuja colaboração com a Jordan foi um marco para o futuro lifestyle onde a tendência é vermos a fusão destes mundos cada vez mais. A Juve é a gigante europeia tentando desenvolver uma imagem além do campo. O status do clube italiano é inquestionável, com oito campeonatos nacionais consecutivos “Serie A” (35 no total). No entanto, ainda perde para clubes como Manchester United e Real Madrid em termos de apelo internacional.

Turin pode não ter o reconhecimento mundial de Paris, mas a Itália é uma das potências no contexto fashionista. Em 2017, a Juventus passou por um processo extenso de rebranding, deixando de lado o seu velho escudo em troca do moderno e minimalista “J”. A mudança ficou mais fácil para a Juve lançar sua própria linha de apparel e usar a letra em peças e projetos. Em Turin, a poucos passos do Estádio Allianz, fica o “J-Museum”, lar dos muitos troféus do clube, o “J-Medical Center”, instalação de tratamento de última geração e o “J-Village”, o quartel general da Juventus, que agora possui o recém-inaugurado “J-Hotel”.

Em termos do que a colaboração significa para a londrina Palace, a marca já possui um histórico dentro do mundo da bola e na cultura que o cerca. Logo, ter a Juventus como parceiro é mais natural do que a Jordan foi para o PSG. A label de skate, anteriormente, se juntou à Umbro e à Adidas para uma coleção em que referenciava os uniformes da Alemanha Ocidental e Inglaterra na Copa do Mundo de 1990. E para a linha de primavera 2017, a Palace lançou duas camisas que lembram dois gigantes italianos: Inter e -pasmem- Juventus!

Enquanto a influência da Jordan na cultura de rua é indiscutível, ver um “Jumpman” estampando o uniforme de futebol foi um pouco incomum. No caso da Palace, faz todo o sentido. O fundador da marca, Lev Tanju, é apaixonado pelo esporte, fazendo dele o parceiro adequado para o clube de futebol icônico que tem buscado atrair e formar uma base jovem de fãs conscientes sobre o mundo da moda. A Juventus, em meio a uma nova era, busca o terceiro troféu da Champions League. Há algum tempo, chegou perto de vencer tudo nas últimas temporadas. Este poderia ser finalmente o seu ano, resultando em exposição sem precedentes para a Palace.

Ainda assim muitos dirão que a marca de skate londrina não é grande o suficiente para estampar a camisa de um clube como a Juventus. Pode-se argumentar que, dentre as três partes envolvidas (Juventus, Adidas e Palace), a Palace é a que ganha mais por ser uma instituição menos conhecida em relação às outras duas. No mundo da moda, a tendência é que a Velha Senhora ganhe muito mais credibilidade (que é o objetivo do clube), mas alguns fãs da Juve, principalmente os mais velhos, provavelmente não sabem o que significa Palace ou, até mesmo, qual o ponto da parceria, estando mais interessados em ver o time com um bom desempenho dentro de campo.

Para atenuar as expectativas da Juventus, o PSG teve o clássico “Jumpman” como aliado – uma logo mundialmente famosa com inúmeras associações ao esporte e à cultura popular, presente em diversos filmes de Spike Lee e dona dos tênis mais reconhecidos no mundo todo. É, sem dúvida, um bilhete premiado para o mercado dos EUA. A Palace, por mais popular que seja, perde na comparação.

É claro, só o tempo dirá se Palace e Juventus fizeram uma boa jogada com a collab. Mas, julgando pela repercussão e alvoroço nas mídias sociais, podemos dizer que o futuro do streetwear em esportes de performance é mais brilhante do que nunca.