Olimpíadas é adiada para 2021 por causa do coronavírus

Olimpíadas é adiada para 2021 por causa do coronavírus

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram adiados em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Programado para ser disputado de 24 de Julho a 9 de Agosto deste ano, o maior evento esportivo do planeta ainda não tem nova data, mas será realizado até o verão de 2021 do hemisfério Norte, que vai de Junho a Setembro, quando é inverno no Brasil. O mesmo ocorre com a Paralimpíadas, que aconteceria inicialmente entre 25 de Agosto e 6 de Setembro.

O adiamento foi oficializado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta terça-feira (24) por meio de uma nota. "Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro-Ministro do Japão concluíram que as Olimpíadas de Tóquio devem ser remarcadas para uma data posterior a 2020, mas não depois do verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e a comunidade internacional", detalha um trecho do comunicado.

O posicionamento do COI aconteceu após conversa telefônica entre o presidente da entidade, Thomas Bach, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, primeiro a anunciar o que havia sido definido aos jornalistas. A decisão do adiamento dos Jogos é inédita. É a primeira vez que uma edição muda de data na era moderna, de 1896 pra cá. No entanto, a Olimpíada já foi cancelada em função de guerras mundiais três vezes: 1916, 1940 e 1944. 

(Foto Getty Images)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o surto de coronavírus havia atingido o patamar de pandemia no dia 11 de Março. Desde então, eventos esportivos de todos os tipos e lugares do mundo vem sendo suspensos por tempo indeterminado. O COI, no entanto, resistia em fazer o mesmo com a Olimpíada de Tóquio. No último domingo (22), a entidade admitiu pela primeira vez a possibilidade de adiar o evento. 

A entidade havia dado um prazo de quatro semanas para se posicionar, mas sucumbiu à pressão de atletas e comitês olímpicos. Países como Alemanha, Canadá e Austrália informaram que não enviariam delegações ao Japão se a mil original dos Jogos Olímpicos fosse mantida. Em todo o mundo, mais de 375 mil pessoas já foram infectadas com o novo coronavírus. Já são mais de 17 mil mortes registradas em decorrência da Covid-19.

O nome "Tóquio 2020" continuará sendo usado oficialmente e ficou acordado que a chama olímpica permancerá no Japão à espera da nova programação. Ela foi acesa no último dia 12, no santuário de Olímpia, na Grécia, e chegou ao país asiático na sexta-feira (20) passadaO revezamento, previsto para começar na quinta-feira (26), foi adiado. 

O processo de classificação dos atletas à Olimpíada de Tóquio não foi finalizado. Segundo o COI, apenas 57% das vagas foram preenchidas. A previsão era de que 11 mil atletas, vindos de 204 países, disputassem 33 esportes na 32ª edição dos Jogos. 

O Brasil já tem 178 atletas classificados, mas o Comitê Olímpico do Brasil (COB) previa até 300 representantes no Japão. Não apenas os critérios de classificação precisarão ser revistos, como também a possibilidade de devolução de ingressos e o orçamento do evento.

De acordo com o Comitê, a aceleração da pandemia do coronavírus, reiterada pelo Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta semana, justifica o adiamento da Olímpiada. No mundo, a pandemia já atinge mais de 390 mil pessoas segundo o levantamento da universidade Johns Hopkins e deixou mais de 17 mil mortos.

Como mencionado, os jogos ainda não têm uma nova data, mas não devem ser adiados para além do meio de 2021, quando será verão no hemisfério norte.