Reebok corta parceria CrossFit depois de tweet insensível citando caso George Floyd

Reebok corta parceria CrossFit depois de tweet insensível citando caso George Floyd

A Reebok anunciou recentemente que não renovará mais seu contrato com a CrossFit. Atualmente em seu décimo ano juntos, o anúncio do termino da parceria entre a marca de roupas esportivas e a marca de programa fitness surgiu após um tweet insensível do CEO da CrossFit, Greg Glassman.

Greg Glassman, ironizou um post feito pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) sobre racismo. A postagem do instituto diz que o racismo é uma questão de saúde pública.

Em tom irônico, Glassman respondeu ao tuíte com "É FLOYD-19", em alusão a morte brutal de George Floyd por quatro policiais brancos em Minneapolis e colocando na conta dos protestos o aumento dos casos de infectados por coronavírus.

(Foto Reprodução / Twitter)

Além da Reebok, vários ginásios respeitados e atletas dos CrossFit Games expressaram suas opiniões sobre o assunto, muitos dos quais já tiraram o nome "CrossFit" associados as suas academias ou decidiram boicotar o estabelecimento CrossFit como um todo. 

Um dos atletas que denunciou o comentário de Glassman foi quatro vezes o "Homem Mais Apto da Terra" e defensor de longa data do CrossFit, Rich Froning.

Nesta segunda-feira (08), a Reebok comunicou que não vai renovar o seu acordo de licenciamento.

"Nossa parceria com a marca CrossFit se encerra no final deste ano. Recentemente, discutimos sobre a renovação desse acordo, mas, diante dos acontecimentos recentes, tomamos a decisão de encerrar nossa parceria com a CrossFit HQ. Devemos isso aos atletas, aos fãs e à comunidade do CrossFit", destacou a Reebok, em comunicado.

Diante da proporção do caso, ciente que teria sua imagem e a de sua empresa prejudicadas, Glassman utilizou a conta CrossFit no Twitter para declarar que havia "cometido um erro".

"Eu, CrossFit HQ e a comunidade CrossFit não apoiamos o racismo. Eu cometi um erro com as palavras que escolhi ontem. Meu coração está profundamente triste com a dor que causou. Foi um erro, não racista, mas um erro", postou o executivo, que construiu um império ao criar a marca CrossFit em 2000.

O mercado de CrossFit, nos Estados Unidos ultrapassa mais de 13 mil academias filiadas à marca. No Brasil, há registros de 2 mil boxes para a prática do esporte.