Stephen Curry foi o playmaker da vitória do Golden State Warriors sobre o Portland Trail Blazers no último domingo (03). Com 62 pontos, o jogador anotou a maior marca da carreira em um único jogo e comandou um importante triunfo da equipe que hoje "mora" em San Francisco.
Foram 8 de 16 nas bolas de três, 18 de 31 nos arremessos de quadra e 18 de 19 nos lances livres, acumulando ainda cinco rebotes e quatro assistências em 36 minutos em quadra.
Após a partida, ele revelou uma inspiração inusitada: um meme de Michael Jordan. "Conhece o meme do Jordan, né? Eu levo tudo isso para o pessoal", brincou Curry após a partida, citando a frase que Jordan usou diversas vezes em sua série documental "The Last Dance".
Certamente alguma críticas no começo da temporada serviram de combustível para Curry no domingo. O jogador teve um começo de campeonato irregular, assim como os Warriors, que têm por enquanto uma campanha modesta 3-3. Ele, entretanto, tratou de minimizar o efeito disso.
🔥 Career-high 62 points for Steph Curry! 🔥
— NBA (@NBA) January 4, 2021
WHERE ELSE does a 2-time #KiaMVP and 3-time NBA Champion continue to push the limits of what's possible? #OnlyHere pic.twitter.com/NAtwSGMNyr
"Eu não me desgasto tão facilmente e sou muito confiante em quem eu sou como pessoal", explicou.
"Como um jogador de basquete, não há nada que vocês possam dizer sobre mim ou para mim que vai me afetar. No fim das contas, é como eu cheguei até aqui e eu tenho várias pessoas ao meu redor que entendem o que me motiva e o quanto eu aproveito este esporte e todos os diferentes desafios que você vive estando aqui por mais de 12 anos. Eu amo tudo relacionado ao que este esporte oferece e a competitividade e o fogo. Nunca vou fugir disso", finalizou.
A atuação de Steph Curry empolgou também os companheiros de equipe, mas especialmente o técnico Steve Kerr, que não poupou elogios na entrevista após a partida.
"Foi uma performance brilhante. Nós já vimos Steph fazer muitas coisas aqui nos últimos anos, muitas noites incríveis na Oracle [Arena] e agora aqui no Chase [Center], é simplesmente um privilégio treiná-lo, de verdade".
Lembrando algumas outras marcas significativas, Michael Jordan teve a sua pontuação máxima de 69 pontos contra os Cleveland Cavaliers no dia 28 de Março de 1990. Em uma atuação de gala, Allen Iverson anotou 60 pontos e levou o Philadelphia 76ers à vitória por 112 a 99 sobre o Orlando Magic pela temporada regular da NBA em 2005.
Em 2014, Lebron James fez 61 pontos contra o Charlotte Bobcats (atual Hornets), em frente à torcida do Miami Heat. O jogo marcou, ainda, a maior pontuação individual de um atleta do Heat, e a equipe de Miami venceu o jogo por 124 x 107, com James registrando 66% de aproveitamento nos arremessos e 80% de aproveitamento nas bolas de três.
Com 32 anos e 295 dias, Stephen Curry agora é o segundo jogador mais velho da história a fazer mais de 60 pontos num jogo, atrás apenas de Kobe Bryant, que, aos 37 anos e 234 dias, anotou exatos 60 em partida contra o Utah Jazz, na sua despedida da NBA.