Em um artigo resumindo 30 anos de cobertura esportiva em noticiários da televisão e programas de destaques, pesquisadores começaram citando um pequeno segmento dedicado a um jogo da WNBA, liga profissional americana de basquete feminino entre o L.A. Sparks e o Atlanta Dream.
A transmissão foi incomum, apontaram os autores Cheryl Cooky, LaToya D. Council, Maria A. Mears e Michael A. Messner, na medida em que os esportes femininos foram mencionados. Eles descobriram que 80% das notícias e destaques esportivos na TV não mencionaram notícias sobre esportes femininos. O estudo mostra também que 95% da cobertura esportiva analisada era focada nos esportes masculinos.
O pequeno intervalo de 23 segundos dedicados à WNBA citado no estudo foi a única menção aos esportes femininos num segmento de esportes de 6 minutos — e também foi a história mais curta.
“Resumindo, a história da WNBA, a de duração mais curta das 6 transmitidas, foi eclipsada por 5 reportagens mais longas sobre esportes masculinos, histórias que vão desde esportes durante a temporada (MLB), um esporte fora de temporada (NBA), ao interesse humano e ao entretenimento cômico”, concluiu o relatório.
O estudo analisou a cobertura esportiva na rede local de televisão (as afiliadas KCBS, KNBC e KABC de Los Angeles) e também destacou programas como o SportsCenter da ESPN ao longo dos últimos 30 anos.
(Proporção de tempo dedicado aos esportes femininos em notícias esportivas de 3 afiliadas de televisão, e no SportsCenter da ESPN, de 1989-2019 - Reprodução)
Em 2019, depois que produtores de mídia esportiva e outros sugeriram que as notícias na televisão e os destaques dos programas não eram tão relevantes quanto no passado, os pesquisadores começaram a incluir fontes on-line e de mídia social, como contas do Twitter para as redes.
(Notícias e destaques televisionados, boletins online e cobertura de mídia social por gênero (exclui espnW), 2019 - Reprodução)
Os pesquisadores disseram que esperavam que “sem as restrições de tempo e espaço enfrentadas pelos principais meios de comunicação, como noticiários de televisão e programas de destaques”, as contas das redes sociais dedicariam mais conteúdo aos esportes femininos. Em vez disso, eles descobriram que 91,1% das postagens eram dedicadas a esportes masculinos.
Eis os destaques do estudo:
Ao mesmo tempo que a parcela da cobertura dedicada aos esportes femininos nos noticiários e programas de destaques da TV permaneceu “terrivelmente baixa”, “os espectadores desses programas são alimentados com uma dieta constante de esportes masculinos, especialmente os 3 Grandes: futebol americano, basquete e beisebol”.
Isso era verdade, mesmo quando os esportes estavam fora de temporada e a cobertura se concentrava em questões como “Quem será o arremessador titular do LA Dodgers no dia da estreia?” semanas antes de a equipe de beisebol entrar em campo.
Os pesquisadores chamaram a tendência de promover os “3 Grandes” esportes masculinos fora das temporadas de “sistemática”.
Os pesquisadores descreveram a cobertura de esportes femininos na década de 1990 como uma cobertura que “banalizava, insultava e sexualizava as atletas femininas de forma rotineira”.
(Anna Kournikova - Foto: Getty Images)
“Colocou em 1º plano atletas femininas convencionalmente sexy e bonitas (e principalmente brancas e loiras) como [a tenista Anna] Kournikova, ao mesmo tempo em que tornava invisíveis outras atletas femininas —até mesmo aquelas de maior talento e conquistas, que não estavam em conformidade com essa imagem da feminilidade branca culturalmente valorizada”, afirmaram.
Em 2014, dizem, esse quadro foi substituído por “uma tentativa de um enquadramento mais ‘respeitoso’ dos esportes femininos que foi entregue de uma ‘maneira entediante e sem inflexão'”.
Um dos autores do estudo descreveu a cobertura resultante como “relutante e superficial”.Os pesquisadores chamam o estilo de“sexismo de gênero insípido”.
Em contraste, os espectadores de histórias sobre esportes masculinos estavam constantemente imersos em um mar de descrições coloridas e dominantes, em entonações de voz excitadas e amplamente moduladas, como “enterrada enfática!”, “letal”, “em chamas”, “no comando!”, “ponto de exclamação!”, “boom!”, “uma força”,“esmagando”, “imparável!”, “jogando calor”, “assumiu o controle”, “rasgando!”, “enterrada feroz!”, “alta octanagem!”.
O relatório concluiu que March Madness é promovido “principalmente para homens”. Em 2019, os programas de televisão locais dedicaram 1 hora e 14 minutos (56 histórias) ao torneio masculino, enquanto gastaram só 3 minutos e 16 segundos (8 histórias) no torneio feminino. O SportsCenter da ESPN dedicou mais de duas horas e 13 minutos ao torneio masculino (27 histórias) e apenas 3 minutos e 43 segundos (apenas duas histórias) ao torneio feminino.
Os boletins on-line refletiram a cobertura da televisão com 48 artigos sobre o torneio masculino da NCAA e apenas 6 artigos (4 deles do espnW.com) sobre o torneio feminino.
As formas convencionais e assimétricas em que as emissoras falam sobre esportes, a cobertura não classifica o torneio da NCAA como o “Torneio masculino da NCAA” ou chamam os participantes de “atletas masculinos”, por exemplo, posiciona os esportes masculinos como a norma padrão universal, observou o estudo.
Algumas poucas histórias sobre esportes femininos apareceram. Houve um “mini pico de cobertura comemorativo e geralmente de alta qualidade das jogadoras de tênis afro-americanas” no verão de 2019. (Naquele ano, Coco Gauff, de 15 anos, tornou-se a mais jovem qualificada na história de Wimbledon e Serena Williams chegou à final).
(Seleção americana de futebol campeã da Copa do Mundo 2019 - Foto: Getty Images)
Mas nenhuma história apareceu mais do que o futebol feminino dos Estados Unidos. A seleção dos Estados Unidos conquistou seu 4º título recorde na Copa do Mundo Feminina em Julho de 2019 e foi responsável por uma grande quantidade de cobertura esportiva feminina no relatório.
“Em outras palavras, se não fosse pela Copa do Mundo Feminina, o tempo de transmissão geral da TV de esportes femininos de 2019 cairia de 5,4% para 3,5%”, constatou o estudo.
O time de futebol também foi responsável por todas as histórias principais, que tendem a ser mais longas e de maior qualidade de produção do que outras histórias, que apresentavam mulheres.
“Como podemos explicar por que essa história única de esportes para mulheres foi elevada e destacada de forma tão dramática, quando quase todas as outras histórias de esportes para mulheres lutam para ser cobertas, ainda mais com a mesma qualidade, duração e empolgação das histórias de esportes para homens? Grande parte da resposta está em compreender como o nacionalismo instiga a mídia esportiva.
Em um cenário mundial, esses eventos criam um contexto no qual o orgulho nacionalista pode ser promovido e amplificado, repleto de bandeiras norte-americanas, clipes do hino nacional e comentários que celebram o “patriotismo”, “vermelho-branco-e uau” e “noite de dominação mundial por “nossa equipe”. Por um momento, o orgulho nacionalista supera a tendência sexista na grande mídia de ignorar os esportes femininos”.
Os pesquisadores alertaram contra o uso da Seleção Feminina dos Estados Unidos como um prenúncio de uma cobertura esportiva mais justa no futuro.
Um benefício preocupante de essa pesquisa ter dados de 30 anos é que sabemos que houve vários desses “momentos decisivos” no passado… Na realidade, depois de explosões de cobertura nacionalista da mídia, houve pouco ou nenhum impacto subsequente no aumento da quantidade ou qualidade da cobertura da mídia convencional sobre os esportes femininos. O nacionalismo às vezes pode superar o sexismo, ou mesmo o racismo de gênero na cobertura da mídia sobre os esportes femininos, mas o faz apenas por um momento, seu impacto é transitório e de curta duração.
E se estudarmos bem, se isso acontece e é assim nos Estados Unidos, imagina em outros países, e até mesmo no Brasil.
O estudo foi publicado na Communication & Sport. Você pode ler mais aqui.