A Under Armour está tentando encerrar seu contrato de 15 anos e 280 milhões de dólares em roupas e calçados com a UCLA, a Universidade da Califórnia em Los Angeles.
"A Under Armour tomou recentemente a difícil decisão de interromper nossa parceria com a UCLA, pois pagamos pelos benefícios de marketing que não receberemos por um período prolongado", afirmou a empresa em comunicado. "O acordo nos permite rescindir em tal evento e estamos exercendo esse direito".
A declaração da marca, também se refere obliquamente à pandemia do COVID-19, que suspendera quase todos os esportes profissionais e amadores dos Estados Unidos.
"Sabemos que este foi um momento desafiador para atletas, programas esportivos e marcas de vestuário de desempenho. A Under Armour continuará a preservar nossa força nesse ambiente desafiador, mantendo uma forte rede de parcerias com indivíduos, organizações e ligas que nos tornam a autoridade em campo para atletas focados".
(Foto Under Armour)
A UCLA disse em comunicado que soube das intenções da Under Armour na semana passada e que está trabalhando para preservar o acordo.
"Estamos explorando todas as nossas opções para resistir às ações da Under Armour", afirmou o comunicado da UCLA. "Continuamos comprometidos em fornecer a nossa equipe e aos estudantes-atletas os calçados, roupas e equipamentos necessários para treinos e competições do mais alto nível, assim como eles - e nossos leais Bruins, que merecem".
O acordo estabeleceu um recorde como o maior contrato colegial de vestuário de todos os tempos, quando foi anunciado em Maio de 2016 . Ele entrou em vigor oficialmente em Julho de 2017, quando o acordo da UCLA com a Adidas terminou.
Até o acordo entre UA e UCLA, a Nike mantinha o recorde, com um contrato de US $ 252 milhões por 15 anos com a Ohio State University, que entrou em vigor em Janeiro de 2016.
A Nike possui alguns dos maiores acordos colegiados, incluindo uma parceria de 15 anos e US $ 250 milhões com a Universidade do Texas e um contrato de 11 anos no valor de US $ 169 milhões com a Universidade de Michigan.
A Under Armour ainda tem um contrato de 10 anos e US $ 86 milhões com a Universidade da Califórnia Berkeley, assinado em Abril de 2016.
De acordo com o Los Angeles Times, a UCLA recebeu US $ 15 milhões desde o início do negócio e cerca de US $ 11 milhões por ano depois. A Under Armour também concordou em fornecer uma média de US $ 7,4 milhões em roupas, calçados e vários equipamentos a cada ano escolar, além de uma doação de US $ 2 milhões em oito anos, destinada a atualizações de instalações esportivas.
A UCLA ainda continua tentando preservar o acordo com a Under Armour.