Por Larissa Rocha
A Nike se uniu com o designer americano Matthew M Williams, fundador da marca Alyx, para criar uma coleção de roupas de treino com um viés bastante diferente, juntando o esporte com o lado fashion da moda.
As roupas que eram desenvolvidas apenas para serem funcionais para melhorar a performance do praticante de esporte, ganharam outro olhar com o designer. Matthew trouxe camadas modulares, fivelas magnéticas, termorregulação, biomecânica e armazenamento inteligente que andam juntos para ilustrar a sua abordagem, algo que vemos como característica dele em suas criações.“Foi um sonho quando me pediram para colaborar com a Nike”, diz Matthew Williams, que vem trabalhando na colaboração com a Nike há um ano e meio. “O esporte foi minha primeira integração em moda e roupas e a Nike foi uma grande parte disso, então foi uma partida feita no céu.”
A coleção que foi inspirada pelo selo Advanced Apparel Exploration (AAE) 1.0, trouxe dados do design computacional e tecnologia generativa para as principais zonas de calor e transpiração, além de áreas que exigiam um maior grau de movimento nas roupas ergonômicas futuristas elaboradas pelo designer. A capsula é composta por 18 peças, que inclui roupas técnicas, leggings monocromáticas, coletes e uma ampla gama de acessórios desenvolvidos de forma atenciosa aos detalhes e suas funcionalidade, como por exemplo as meias com logotipo Nike Dri-Fit, reinventada com uma segunda camada imitando a sensação de dois baselayers enquanto fornece uma função pragmática de absorção de umidade, as máscaras, reinventadas para aquecimento leve e respirável com bolso para armazenamento de pequenos itens, e as toalhas, reinventadas com tiras que permitem que elas sejam penduradas em um short - ideal para corrida e outras atividades em movimento -, todos os itens da coleção trazem auto-expressão tátil, praticidade e elegância.
"O que o design computacional e os dados de computador podem oferecer é realmente o futuro do design", diz Williams em um comunicado fornecido pela Nike. “Isso nos permite ver as coisas ou levar as coisas mais longe do que poderíamos de outra forma. Isso ajuda a criar uma perspectiva diferente que podemos construir por aí. Trabalhar em conjunto - com dados e emoção - é super interessante” complementa.
De fato, o que Williams entende é que os dados só podem levar o design até o momento - isso requer que a nuance humana extrapole as complexidades que distinguem as vestimentas técnicas voltadas para o desempenho puro dos objetos de desejo propositalmente projetados.
“Você precisa que os seres humanos ainda descubram como interpretar dados de uma maneira excelente”, continua Williams. “A narrativa de como o produto se relaciona com o seu uso e traz uma emoção para ele - puxa as cordas do coração um pouco. É aí que vejo meu papel", complementa.
A coleção Nike x MMW foi lançada ontem, 12 de julho, aqui no Brasil através de evento na Cartel 011, que contou com uma exposição do conceito e produtos, bem como a venda destes na loja física e no site. Os produtos também podem ser encontrados no site da Nike.
Confira abaixo as fotos da campanha da coleção: