Trevor Gorji usou a falsificação para fazer milhões em dinheiro, com a moda, ao idealizar a Fugazi.
Fugazi é uma gíria americana que significa “algo falso, inautêntico, uma falsificação, uma farsa, um absurdo ou um impostor", mas também é a marca de streetwear que chegou abalando o Lower East Side de Nova York, especificamente na 55 Canal St, junto com o Le Gaz, um café focado em bebidas especiais de várias origens, principalmente vietnamita e peruana.
(Fotos: Le Gaz / Fugazi)
A ideia da Fugazi surgiu em 2017, quando Gorji ainda era estudante e esta não foi a primeira vez que ele criara uma marca. A primeira foi a North Korea Skate Team, depois veio a Paradox - fundada em 2012, duas etiquetas voltadas ao skatewear.
Enquanto a maioria das marcas lutam para provar autenticidade, Gorji "brinca" de fazer valioso aquilo que todos dizem "não ser legítimo". Sendo assim, hoje, a Fugazi é uma marca de streetwear em ascensão e, vinda de Los Angeles, ela avança pelo Lower Manhattan - localidade conhecida por centralizar o paraíso das falsificações.
A marca é uma espécie de "arma", ou até mesmo a materialização de um "comentário malicioso" pós-estruturalista sobre o streetwear e o fenômeno do consumismo moderno. A visão da marca sobre moda e vestuário está enraizada na nova "sinceridade do metamodernismo".
(Fotos: Fugazi)
Algo precisa existir como uma forma de estudo provocativo sobre a natureza da moda urbana- criticando o poder que a vestimenta cotidiana detém dentro da sociedade contemporânea enquanto, ao mesmo tempo, participa do grande movimento de consumo da chamada "moda" hype.
A Fugazi tem crescido constantemente desde seu primeiro produto lançado oficialmente, lá em 2019. Ela realiza desfiles, faz sua comunicação de forma despretensiosa, é organizada, atende a necessidades e desejos do cliente, além de ser de qualidade.
Seu fundador transformou tudo aquilo que todos viam como falsidade em um dos negócios mais lucrativos do streetwear, mas tudo isso não seria possível se suas peças e coleções não fossem boas.
Os calçados da Fugazi, incluindo o Fugazi One in the Chambers e o Fugazi Slug Shoes, já chamaram a atenção de muitos - incluindo Drake, e até hoje a Fugazi lança seus tênis criativos de modo provocativo, surfando em meio a alusão dos chamados "Nike customers".
(Tênis "One in the Chamber", o primeiro grande lançamento da Fugazi, em 2019 - Foto: Fugazi)
A marca, que vende jaquetas, bonés, camisetas, entre outros itens que ostentam “FUGAZI” em letras grandes, encontrou sucesso criando seus próprios designs, executados por Gorji e dois membros da sua equipe de design no Photoshop e no Illustrator.
Segundo Gorji, sua meta, eventualmente, é chegar ao ponto em que a marca lance duas coleções por ano e que tudo seja segmentado por vários lançamentos de forma semelhante aos drops de marcas como Supreme e Palace.
(Trevor Gorji - Foto: WSJ)
“Estou definitivamente grato e orgulhoso por estarmos trilhando nosso próprio caminho sem a ajuda de ninguém. Mas, ao mesmo tempo, adoraria ter uma colaboração com a New Balance ou fazer essas coisas que as marcas tradicionais fazem [...] [...] Supreme, Palace, Stüssy e ALD são as marcas que criam essa atmosfera. Eu gostaria de estar nesse meio. Sei que é cedo, mas é para lá que estamos indo.” finalizou.
Gênio, audacioso e oportunista. Trevor Gorji é simplesmente aquele cara que, aos 25 anos de idade, usa a "falsificação" para fazer seus milhões de dólares na "brecha" existente no mercado da moda.