As 5 Marcas em alta no streetwear

As 5 Marcas em alta no streetwear

A cada três meses, sites e plataformas de pesquisa de moda, como a Lyst, destacam marcas que andam moldando a cultura e a influência no streetwear.

Entre as marcas, destacaram-se aquelas que construíram uma dinâmica com seus consumidores, admiradores, e a cultura de maneira geral, em diálogos diários. Para isso, elas ofereceram narrativas autênticas, que vão além da venda, e se adaptaram aos novos jeitos de vestir o consumidor. Dentre a lista,  selecionamos 5 etiquetas que andam em alta. A seleção reúne etiquetas já ou nunca comentadas por aqui.

Confira!

 

Chrome Hearts

(Foto: thepuristsclub)

Fundada em 1988 por Richard Stark e John Bowman em uma garagem de Los Angeles, a Chrome Hearts se tornou uma das marcas de moda streetwear mais procuradas do momento pelas celebridades.

A grife americana é especializada em jóias maravilhosamente artesanais, roupas e acessórios inspirados em motivos góticos, motociclistas ou na iconografia rock´ n´ roll.

(Foto: thepuristsclub)

Nos últimos tempos a marca se tornou algo onipresente, aparecendo como o título de uma faixa de destaque de Uzi Vert , aparições no Instagram de Kylie Jenner, bem como na letra de “Escape from LA” de The Weeknd – que é uma homenagem à sua ex Bella Hadid.

Mas a marca entrou em cena pela primeira vez quando Steve Jonesguitarrista dos Sex Pistols, começou a usar a etiqueta no palco. Não muito tempo depois, bandas como Motley Crüe Guns N’ Roses começaram a usar Chrome Hearts também, e o resto, como dizem, é história.

 

Born X Raised

(Foto: Born X Raised)

A marca americana é a perfeita síntese de cada detalhe da atmosfera urbana de Los Angeles materializada em forma de produto. Criada por Chris ‘Spanto’ Printup em 2013, ela nasceu como uma forma de homenagear e agradecer os principais acontecimentos da cidade nos anos 90 e que contribuíram fortemente com a construção de sua imagem e identidade.

Born x Raised é uma espécie de carta de amor para todos aqueles que possuem minimamente alguma conexão com a cidade, desde grandes personalidades do esporte e da música, assim como moradores e turistas.

(Foto: Born X Raised)

Talvez seja por isso que ela não demorou muito tempo para cair no gosto de muitos e se consagrar uma das marcas de streetwear mais procuradas pela exclusividade e variedade de produtos disponíveis em seu catálogo.

A diversidade é algo notável na marca pela naturalidade que tem em conversar com diferentes universos da cultura urbana, como hip-hop, punk, skate, basquete e outros esportes, constantemente presentes nas coleções e collabs desde sua criação.

 

 

 

Gallery Dept.  

(Foto: Gallery Dept. )

Apesar do nome, a Gallery Dept. não é galeria nem loja de departamentos, mas uma marca híbrida que, no diagrama de Venn, ficaria em algum lugar entre marca de streetwear, ateliê de jeans, oficina de costura de bairro e brechó.

Cartazes pintados à mão na outra vitrine revelavam que essa loja de 557 metros quadrados, cheia de produtos estranhos e que só atende "com hora marcada", é o domínio da marca.

(Foto: Gallery Dept. )

A Gallery Dept., por outro lado, oferece algo sob medida: conceitos básicos do streetwear agraciados pelo toque singular de um artista, Josue Thomas, fundador e designer da marca. Thomas começou a cortar jeans e a confeccionar camisetas de silk-screen de uma hora para a outra, em 2017, e, desde então, a Gallery Dept. passou de uma pequena marca cultuada entre os colecionadores a uma marca influente, usada por Kendall Jenner, LeBron James, Kendrick Lamar e Quavo.

 


Denim Tears

(Foto: Denim Tears)

É uma marca de roupas artísticas nascida em setembro de 2020, fundada por Tremaine Emory e com foco em peças iconográficas.

A marca vai muito além do vestuário, trazendo um background muito mais significativo para as peças que são lançadas. Tudo sobre os designs e a iconografia é incrivelmente estratégico e se concentra especificamente em aumentar a consciência social em torno do racismo na América.

(Foto: Denim Tears)

A Denim Tears colaborou com a Levis e a Converse, marcando o seu sucesso e alcance no mundo da moda. A marca é especializada em roupas à base de algodão; Emory trabalha a marca na pretenção de recuperar a negatividade e o passado racista associado ao algodão, transformando-o em arte nas suas roupas.

Peças como jeans com guirlandas de algodão fazem parte das coleções, sendo a guirlanda de algodão um símbolo comum que Emory incorporou ao Denim Tears. Deste modo suas coleções são cultuadas por diversos entusiastas pelo mundo a fora.

 

 

Trapstar

(Foto: Trapstar)

Conhecida por suas camisetas e moletons arrojados, bonés que representam a marca e conjunto de agasalhos que combinam entre si, a Trapstar deixou de ser o segredo mais bem guardado de Londres e se tornou o vestuário preferido de uma geração de fãs do rap e do grime do Reino Unido. 

O distinto logotipo gótico, visto em suas peças e em todos os lugares - desde moshpits de shows de rap até passarelas da Fashion Week, já levou a marca a ser premiada como a Melhor Marca de Streetwear no primeiro World Fashion Awards Anual de 2019. Stüssy, Palace, Off-White e Supreme estiveram entre os indicados em sua categoria.

(Foto: Trapstar)

A Trapstar é uma marca conhecida pela qualidade de sua linha de roupas e vem conquistando muitos seguidores em um pequeno espaço de tempo, expandindo seus horizontes por causa de seus clientes em potencial, como um investimento da Roc Nation de Jay Z e uma passagem por designers oficiais de produtos da turnê "Monster" de Rihanna, em colaboração com a Puma.

A marca têm uma base de clientes fiéis atrás de suas coleções exclusivas e, assim, se tornou uma das marcas mais populares nos últimos tempos.