Peak, a marca que veste o Brasil nas Olimpíadas

Peak, a marca que veste o Brasil nas Olimpíadas

Os atletas brasileiros que foram ao pódio, assim como outros de outros países em várias modalidades, são muitos, mas uma coisa em comum apareceu na sua tela: uniformes e peça de roupa da marca chinesa Peak

Desconhecida pelo grande público, a companhia está presente em muitos esportes e veste inúmeras delegações nos Jogos de Paris. Com contrato com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde os Jogos de Londres, em 2012, a companhia fabrica os trajes que os atletas usam no pódio de todas as modalidades. De acordo com o COB, foram mais de 50 mil peças da Peak em estoque para serem distribuídas nos Jogos Olímpicos.

De 2012 a 2016, o Time Brasil era patrocinado pela Nike. Porém, logo depois das Olimpíadas no Rio, a Peak assumiu o fornecimento de material para os brasileiros, inclusive, nos jogos Pan-Americanos de Lima em 2019.

A empresa foi fundada na cidade chinesa de Quanzhou, em 1989. Em 2009 a companhia chegou a ter ações negociadas na bolsa de Hong Kong, mas em 2016 precisou realizar a operação reversa por conta do baixo rendimento das ações. 

Apesar da exposição dos artigos da marca, no patrocínio de seleções de basquete, como nas medalhas da ginasta Rebeca Andrade, comprar um agasalho da marca é missão quase impossível.

(Rebeca Andrade com a medalha de ouro conquistada no solo - Gabriel Bouys / AFP)

Mesmo sendo a fornecedora do COB pelo quarto jogos olímpicos consecutivos, a Peak ainda não possui um e-commerce ou loja física no oficial Brasil, nem ao menos perfis em português nas redes sociais.

De acordo com informações, o contrato da fornecedora com o Comitê Olímpico Brasileiro vai até o final dos Jogos de Paris. 

O professor de Gestão e Marketing Esportivo do curso de Administração da ESPM, Marcelo Paganini Toledo, explicou que a estratégia da marca, mesmo não vendendo os seus produtos oficialmente no país, é se tornar conhecida. 

“A estratégia é gerar conhecimento antes de entrar oficialmente no Brasil. A marca está exposta em momentos de vitória, como no pódio. O espectador está olhando para aquela marca, querendo saber mais sobre ela”, encerrou.

  

(A Sérvia de Jokic é uma das patrocinadas pela marca nos jogos olímpicos - Foto: AFP)

No site oficial da marca, os uniformes dos atletas brasileiros não aparecem. Já em buscas no Google, as únicas opções de agasalhos que aparecem são em sites de revenda, como Mercado Livre e Enjoei e estão esgotados.

A única forma de conseguir um agasalho da delegação brasileira é indo até a Casa Brasil em Paris, único local em que as peças estão sendo vendidas. Os preços variam entre € 45,00 (aprox. R$ 273,00) e  € 120,00 (aprox. R$ 720,00).

Já pelo AliExpressé possível comprar as T-Shirts do Brasil a partir de R$ 173,00.