Não foi a primeira vez que duas marcas se juntaram para dar origem a uma coleção, mas Versace e Fendi fizeram uma parceria inédita na Semana de Moda de Milão no último domingo (26).
Para dar origem à Fendace, elas frisam que esta parceria não é uma colaboração, mas uma celebração (e cruzamento) de duas marcas icônicas, sob o comando de Kim Jones, diretor artístico das coleções femininas da Fendi, e Donatella Versace, diretora criativa da Versace. Ambas etiquetas são conhecidas por criarem roupas a partir de suas iniciais como monogramas.
Dividida nos segmentos Versace by Fendi e Fendi by Versace, a iniciativa teve referências que estão no DNA de ambas as labels. As criações fazem parte do pre-fall 2022. Contudo, segundo as marcas, o intuito não é comercial, mas sim uma parceria amigável.
Donatella Versace fez uma coleção para a Fendi, enquanto Kim Jones assinou outra para a Versace.
(Fotos: wmagazine)
O toque vintage dos anos 1990, o dourado, a sensualidade e as estampas vibrantes da Versace não poderiam faltar, assim como cintura baixa, alfinetes e renda também chamaram a atenção no desfile da Fendace.
Já o toque clássico e exuberante da Fendi ganhou modernidade com modelagens ousadas e muito brilho, além de uma pitada punk. Para fechar com tudo, o monograma com F duplo da Fendi e a medusa da Versace foram mesclados em prints.
"É a primeira vez na história da moda: dois designers tendo um verdadeiro diálogo criativo que vem do respeito e da amizade ..." "... Isso nos levou a trocar de papéis ao criar essas duas coleções", disse Donatella.
“Amigos, ídolos, mentores… É a beleza da união”, completou Kim Jones.
Dois desfiles aconteceram na sequência: o então Versace by Fendi e o Fendi by Versace. A colaboração teve em seu desfile Kate Moss e Naomi Campbell, supermodelos dos anos 90, ao lado de uma nova geração formada por Gigi Hadid, Lila Moss, filha de Kate, e Precious Lee.
Ambas coleções serão vendidas a partir do ano que vem. Confira: