Reconhecida como brasileiro, a marca esportiva europeia desenvolve linha de vestuário com design italiano e produção nacional, para clientes que antes só entendiam a marca como uma fabricante de tênis de corrida.
Foi bem longe do Brasil que a marca surgiu em 1911, fundada pelos irmãos Ettore e Giansevero Fila, na cidade de Biella, na região do Piemonte, na Itália.
De acordo com a forte presença da empresa em território nacional, com fabricação local e desenvolvimento de novos produtos por aqui, grande parte dos consumidores se surpreendem ao descobrirem que a companhia não é brasileira. Pois agora, a Fila quer ser reconhecida pela sua origem, e por tudo que é de direito, ser uma marca italiana.
E, nesse movimento, está a estratégia de usar a boa imagem do design italiano para desenvolver uma linha lifestyle de vestuário e acompanhar os brasileiros para além da prática esportiva.
(Foto: Fila)
“Acreditamos muito na transição da performance para o lifestyle. Até hoje, tentamos oferecer uma proposta separada, mas percebemos que o consumidor olha a Fila como uma sinergia única”, diz Adriana Magalhães David, diretora de branding e marketing da Fila Brasil.
A Fila se firmou em nosso território como uma marca de tênis de corrida. E, de certa forma, ela disputa a mesma prateleira com os modelos da Olympikus. As marcas possuem características fortes para entregar custo-benefício com performance, o que, na ponta do lápis, representa um tênis mais barato.
Nesse contexto, está a captura de uma parcela importante dos cerca de 13 milhões de corredores amadores no país — um público que gasta por ano algo perto de R$ 1 bilhão somente em inscrições de corridas de rua e eventos esportivos.
(Foto: Fila)
Daqui para frente, a Fila quer ser lembrada pelo atleta tanto no momento das corridas quanto na hora do lazer, depois que ele cruzar a linha de chegada. Além de tênis, ela quer vender calças, camisetas, shorts e jaquetas.
A estratégia de ampliar o guarda-roupa do atleta não tira, no entanto, a meta de crescer no segmento de tênis de corrida. “Eu quero que o corredor use nossa camiseta de algodão também, além do nosso calçado”, diz Adriana.
Enquanto no Brasil a Fila está mais ligada à linha running, no exterior a marca é muito associada à prática do tênis.