A Gucci está saindo do convencional calendário anual de moda e anunciou que não adotará mais o sistema de temporadas. No lugar, apresentará apenas dois desfiles por ano.
O diretor criativo da marca, Alessandro Michele, fez o anúncio através de um texto em formato de diário que foi publicado na conta oficial do Instagram da Gucci.
"Abandonarei o ritual desgastado das sazonalidades e shows para recuperar uma nova cadência, mais próxima da minha ligação expressiva ”, escreveu o designer. “Vamos nos encontrar apenas duas vezes por ano, para compartilhar os capítulos de uma nova história. Capítulos irregulares, alegres e absolutamente gratuitos, que serão escritos combinando regras e gêneros, alimentando-se de novos espaços, códigos linguísticos e plataformas de comunicação. ”
Propriedade da Kering, grupo francês de luxo, a Gucci é a segunda grife, depois da Saint Laurent, a sugerir mudanças mais amplas na indústria da moda como resultado da pandemia do Covid-19. A decisão da Gucci coloca um peso significativo por trás da pressão por uma mudança no sistema tradicional da moda de desenvolver e mostrar coleções.
No início deste mês, um grupo liderado por Dries Van Noten publicou uma carta aberta, pedindo uma transformação da indústria da moda. E no final de abril, a companheira de estábulo da Gucci, Saint Laurent, já anunciou que irá pular a Paris Fashion Week em setembro para reavaliar seu calendário de moda.