Por Larissa Rocha
Continuando suas apresentações no Paris Fashion Week, Virgil Abloh finalmente estreou como Diretor Criativo da linha masculina da Louis Vuitton. Após o anúncio do designer para a maison, muitas expectativas e dúvidas foram geradas em torno do que Abloh apresentaria e se inovaria seu estilo característico já conhecido em sua marca - Off-White -, pois bem, surpreendeu e muito.
O desfile show aconteceu na tarde de hoje, 21 de junho, no jardim do Palais Royal em Paris ao som de I Thought About Killing You e Ghost Town - interpretado pela banda BADBADNOTGOOD - do novo álbum de Kanye West em uma passarela pintada de arco-íris degradê em tonalidades de azul, verde, amarelo, vermelho e finalizando com branco, fazendo a fusão de cores proposta por Virgil para apresentar a coleção intitulada como "COLOR THEORY".
O nome e ideia da coleção fazem referência a crença de Virgil que as cores são como metamorfose, isto é, como acontece nesse fenômeno, as cores também se transformam de uma em outra, se fundem e podem criar novas tonalidades delas mesmas ou diferentes. A proposta tomou isso como ideal e foi notória na passarela essa transição entre as cores e suas nuances.
O desfile iniciou com os monocromáticos do branco para o bege - será relacionado com a Off White? - com aparições de faixas, bolsos utilitários e correntes - em todo o desfile - e, posteriormente, começou a entrar as cores, o look com o lisérgico e a bolsa metalizada furta-cor vieram para dar início a parte colorida. Ao total 56 looks foram apresentados na passarela.
A coleção juntamente com a proposta, transitava em diversas cores fortes, pastéis, metálicos e estampas, entre elas os destaques foram o vermelho,bege, creme, palha, preto, neons, estampas florais e tingidas. Os itens variavam em camisa, camisa oversized, sobretudo, casaco, calça, short, moletom canguru, parka, camisa de botão, jaqueta, terno, crewneck, colete, trench coats, e acessórios clássicos como mala de mão, que também foram adaptadas como mochila, e bolsa de mão com correntes, luvas, cinto, cartucheira, óculos, tênis cano alto e sapato oxford.
Um ponto interessante em todo o desfile foi a escolha dos modelos, haviam amigos famosos de Virgil como Asap Nasty, Playboi Carti, Dev Hynes, Blondey McCoy e Kid Cudi, mas a escolha foi direcionada a apresentar um casting pan-étnico, isto é, uma mistura de etnias, mas a maior quantidade dos protagonistas foi concentrada em negros - será uma comemoração por Virgil ser o primeiro negro a dominar uma maison?-.
E no final, o momento triunfante, em que Virgil anda pela passarela e encontra seu amigo Kanye West - o mentor e quem acreditou no talento de Virgil desde o começo - em um abraço caloroso e repleto de lágrimas, provavelmente, porque o dia foi uma conquista de um dos seus maiores sonhos - comandar uma maison - acompanhados pelo amigo.
Entre os convidados de Virgil estava - além de Kanye West - Kim Kardashian, Kylie Jenner, Travis Scott, Rihanna, Asap Rocky e Takashi Murakami. Além dos famosos e personalidades da moda, Abloh convidou estudantes de moda para assistir o desfile. Os convidados ainda foram presenteados com uma camisa comemorativa do show, que alternava a cor de acordo com o assento.
A estréia dada por Virgil foi emocionante e trouxe aspectos familiares e diferentes do seu jeito de atuar como designer, mas uma coisa é certa, esse desfile vai ficar na memória e podemos dizer que, oficialmente, o streetwear invadiu o high fashion.
Assista o desfile completo abaixo:
Confira abaixo as fotos dos looks do desfile: