Embora Kanye West não pareça estar associado ao "relançamento" de sua primeira linha de roupas, a marca Pastelle volta aos holofotes na próxima ComplexCon, que será realizada nesse fim de semana, 18 e 19 de novembro, em Long Beach.
O evento anual, dedicado a diversas novidades emergentes, tênis, artistas e cultura streetwear, anunciou o retorno da marca, onde Ian Connor, Christian Azzinaro e Bloody Osiris foram selecionados para "criar um legado artístico que reflita a visão original Kanye e Virgil Abloh".
Fundada em 2004 pelo rapper, a Pastelle foi a primeira linha de roupas da moda de Kanye, mas também nunca foi de fato lançada. Com uma equipe que incluía Virgil Abloh, Willo Perron, Matt George, Don C, o consultor Kim Jones e os designers Emma Hedlund e Saif Baker, agora no comando da Cmmn Swdn, Ye mostrou, idealizou, vestiu, mas nunca lançou oficialmente suas jaquetas universitárias.
(Kanye West e Virgil Abloh trabalhando na Pastelle em 2009 - Fotos: Getty Images)
Sobre a marca, quando Kanye lançou seu álbum de estreia, The College Dropout , de 2004 , rappers com linhas de roupas não eram novidades. Mas a visão de West foi além de apenas lucrar com seu nome de celebridade. Naquele mesmo ano, foi relatado que ele estava lançando sua primeira marca, Mascotte by K West, que havia rumores de ser financiada pela Roc-A-Wear e estava programada para chegar às lojas antes do final do ano.
Em setembro de 2005 – algumas semanas após o lançamento de seu segundo álbum, Late Registration – West confirmou que uma incursão na moda era iminente. “Agora que tenho um Grammy em meu currículo e o registro tardio está concluído, estou pronto para lançar minha linha de roupas na próxima primavera”, disse ele à Stuff, uma revista britânica de estilo de vida masculino. No ano seguinte, ele montou uma equipe e começou a trabalhar na Pastelle. Em 2007, um estúdio em Los Angeles foi montado. Então, ele seguiu com referências a Pastelle em músicas como “Stronger” e “Swagga Like Us”.
(Fotos: Getty Images)
O hype continuou a crescer quando o rapper sentou na primeira fila do desfile da Dior em Paris em julho de 2008 usando um moletom cinza que espelhava o icônico Shark Hoodie da BAPE e haviam rumores de ser uma peça de sua próxima linha. Em novembro, a expectativa por Pastelle atingiu o auge; Kanye participou do American Music Awards de 2008 em uma jaqueta azul cobalto com “PASTELLE” em amarelo nas costas.
Em todas as histórias contadas e relatadas - ao decorrer dos anos, a verdade é que a linha de roupas foi cancelada no mesmo dia em que o “lookbook” chegou à web. A marca foi de hiato em hiato sendo “mais uma conversa” do que uma “visão suprema” que por fim nunca foi oficialmente lançada e curiosamente, mesmo assim, criou um hype e atraiu inúmeros colaboradores.
(Foto: GQ)
Agora, nessa nova "reabertura", Ian Connor, ex-conselheiro de style de Kanye West, o influenciador Bloody Osiris, também da mesma equipe, e o designer Christian Azzinaro, que lançou sua própria marca em 2014, "apresentarão uma visão dos bastidores do reino criativo da marca".
"Nós nos aprofundamos nas origens da Pastelle", relatou a equipe que deve trazer a história da marca de volta à tona, "rastreando as centelhas de inspiração que acenderam esta aventura excepcional e explorando a gênese de sua evolução. Adaptar uma marca que trouxesse em grande parte a era do streetwear do final dos anos 2000 até os dias de hoje foi um desafio único que nos levou a encontrar o equilíbrio entre a revisitação de designs antigos e ideias modernas. A Pastelle é a fusão da estética moderna e da profundidade cultural que define a gama de peças de uma coleção".
(Foto: Getty Images)
A novidade "Pastelle: Uma Jornada de Gênio Criativo Inspirado por Virgil Abloh", busca homenagear "o designer que ousou sonhar e redefinir os limites da moda", promete um lançamento-relançamento oficial, na ComplexCon, de peças de arquivo e a oferta de um novo site que será atualizado nas próximas semanas.