O Gorpcore consiste na convergência entre roupas do universo outdoor com peças mais cotidianas. Pense em parkas, corta-ventos, jaquetas puffer, botas de hiking e fleeces. Agora transfira essa estética para um cenário urbano de cidade grande combinando-a com seu New Balance. O estilo nada mais é do que uma vertente do “Normcore”, tendência bastante presente em 2010 que se baseia no uso de roupas mais pragmáticas, básicas, como forma de anti-moda (Steve Jobs com seu mock neck Issey Miyake, calça jeans Levi’s e New Balance 990 ilustra perfeitamente). Entretanto, o Gorpcore assume o utilitarismo e funcionalidade demandado pelas práticas ao ar livre como montanhismo e trekking.
A palavra surgiu originalmente em artigo de 2017 escrito por Jason Chen para o “The Cut”, editoria da New York Magazine dedicada à moda e estilo. “Gorp” refere-se ao acrônimo de “Good Ol’ Raisins and Peanuts”, que nada mais é do que o tradicional mix de granola, frutas secas, nozes e às vezes chocolate levado como lanche por aventureiros em caminhadas.
Das trilhas às passarelas


Ainda assim, podemos encontrar nos Fashion Weeks das principais capitais (Paris, Londres, Milão e Nova York) os elementos do Gorpcore entranhados nos desfiles da alta moda. Casaco que vira saco de dormir na Balenciaga, bumbags na Givenchy, a linha “Linea Rossa” focada em performance na Prada, a abordagem da Céline sobre Birkenstocks na Era Phoebe Philo, tiveram seus papéis em dar forma à tendência.
Outra maneira pela qual o Gorpcore se faz cada vez mais presente atualmente no universo high fashion é por meio das colaborações. Ao final de 2020, a The North Face se uniu à Gucci para uma coleção inspirada no camping, que apresentou jaquetas puffer prismáticas estampadas. Também ano passado, tivemos a francesa Salomon em parceria com a Comme des Garçons na criação de duas silhuetas de tênis. Este ano, a Arc’Teryx irá elevar seu potencial de design e estilo ao colaborar com a marca minimalista italiana da alta moda Jil Sander.
Colaboração Gucci x The North Face. Foto: divulgação
Apesar de fãs raízes do Gorpcore prezarem muito mais pela funcionalidade do que estética, eles também sabem apreciar os designs sofisticados que as marcas inserem em suas peças para atividades outdoor. Na Snow Peak, por exemplo, temos a MM FR Riders Down Jacket que não é apenas uma jaqueta corta-vento à prova d’água, ela também apresenta um zíper assimétrico disposto de uma maneira intrigante. Assim como na Patagonia, que está longe de ser uma label europeia de Fashion Week, podemos encontrar padrões surreais em seus casacos fleeces, que chegam a valer U$1.000 no mercado de segunda mão.
Mudanças de hábito e estilo de vida dos consumidores
Com a pandemia da Covid-19, pessoas ao redor do mundo mudaram seus hábitos de consumo e estilo de vida. Com academias fechadas, passaram a se exercitar ao ar livre e começaram a se identificar com esse estilo de vida, fazendo com que o Gorpcore ganhasse propulsão. De acordo com pesquisa de tendências de consumo global da Euromonitor, roupas e calçados de performance devem ter uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 3,5% e 5,8% respectivamente a preços constantes nos próximos anos, enquanto roupas e calçados para atividades ao ar livre podem esperar uma CAGR de 3,2% e 4,2%, respectivamente.
A principal diferença entre o Gorpcore e seu predecessor, o Normcore, é que o estilo possui certa realidade, um apelo funcional. É sobre roupas quentes e confortáveis que não tentam ser “cool” e, justamente por isso, acabam sendo “cool”. O Gorpcore nada mais é do que uma ode à natureza sem necessariamente estar em contato direto com ela. Mas através de suas peças, esta ambientação se torna possível. Tal abordagem atrai o interesse em autenticidade do consumidor global, que busca atributos positivos em um produto, como qualidade, confiabilidade e experiência.
Donos de supercarros importados raramente irão atingir a velocidade máxima de seu veículo, mas só de saber a potência do motor à sua disposição já é tranquilizador. Assim como você talvez nunca vá subir o monte Fuji ou enfrentar temperaturas extremamente negativas, mas, caso aconteça, estará preparado(a), porque sabe que seu casaco foi testado em laboratório para tais condições. Alguns colecionam Ferraris, outros colecionam casacos da Arc’Teryx.
Marcas que traduzem o Gorpcore
Agora que você está introduzido(a) ao Gorpcore, abaixo segue um guia de marcas genuínas para começar a incorporar o estilo no seu armário: