Vetements revela seu novo projeto secreto

Vetements revela seu novo projeto secreto

A Vetements, sediada em Zurique e fundada por Demna Gvasalia e seu irmão Guran em 2014, revelou recentemente o lançamento de sua nova marca: a Secret Project. O anúncio foi acompanhado por uma nova conta no Instagram, @vetements_secret_project (atualmente privada), e um vídeo teaser com imagens aleatórias de cidades, códigos de barras e pessoas, além de revelar uma data de lançamento, 22 de Julho de 2021.

O projeto pretende criar uma marca coletiva - totalmente separada da Vetements - que se inspira na moda masculina tradicional e na alfaiataria para atender a todos os gêneros.

(Foto: Vetements)

A iniciativa visa também modificar o estado atual de uma indústria dominada por grandes marcas, fornecendo a criativos de todas as idades orientações, desenvolvimento técnico, produção, cadeias de suprimentos, distribuição e suporte financeiro, de acordo com Guran GvasaliaCEO da Vetements. 

Em 2014, Demna Gvasalia trouxe a cultura de rua do leste Europeu para o palco da moda global e incitou uma revolução “anti-moda” na indústria. Peças ousadas como, por exemplo, camisetas com o logotipo da DHL ganharam instantaneamente a atenção de celebridades e consumidores comuns que aumentaram ainda mais a conscientização da marca.

Em apenas três anos, a marca atingiu uma receita de U$ 120 milhões. Ainda assim, foi precisamente essa superexposição que também "congelou" a marca. Em Março de 2018, um relatório citou uma rede varejista norte-americana dizendo que: “do ponto de vista do varejo, a Vetements está completamente morta”.

 

No entanto, a marca ainda não morreu, já que a geração Z de hoje, em busca de novidades, permite que marcas como a Vetements retorne ao hype rapidamente. Mas, como tantas outras marcas semelhantes, dentro de alguns anos, quando o ímpeto diminui e os jovens consumidores se cansam da mesma estética, isso se torna um enorme problema. 

Então, o dia 22 de Julho marcará o lançamento de um novo conceito por trás da Vetements. Segundo comunicado oficial a iniciativa trará à tona “Uma marca para atender a todos os gêneros, fortemente inspirada nas tradicionais roupas masculinas e na alfaiataria. Uma marca sem logotipo, mas reconhecível de longe. Uma marca que não existe, mas já faz falta. Uma marca do amanhã, que se baseia no ontem, no hoje. Uma marca que usa algo antigo, algo novo, algo emprestado, algo azul ”.
 
O que será que veremos por aí?