A Vetements, sediada em Zurique e fundada por Demna Gvasalia e seu irmão Guran em 2014, revelou recentemente o lançamento de sua nova marca: a Secret Project. O anúncio foi acompanhado por uma nova conta no Instagram, @vetements_secret_project (atualmente privada), e um vídeo teaser com imagens aleatórias de cidades, códigos de barras e pessoas, além de revelar uma data de lançamento, 22 de Julho de 2021.
O projeto pretende criar uma marca coletiva - totalmente separada da Vetements - que se inspira na moda masculina tradicional e na alfaiataria para atender a todos os gêneros.
(Foto: Vetements)
A iniciativa visa também modificar o estado atual de uma indústria dominada por grandes marcas, fornecendo a criativos de todas as idades orientações, desenvolvimento técnico, produção, cadeias de suprimentos, distribuição e suporte financeiro, de acordo com Guran Gvasalia, CEO da Vetements.
Em 2014, Demna Gvasalia trouxe a cultura de rua do leste Europeu para o palco da moda global e incitou uma revolução “anti-moda” na indústria. Peças ousadas como, por exemplo, camisetas com o logotipo da DHL ganharam instantaneamente a atenção de celebridades e consumidores comuns que aumentaram ainda mais a conscientização da marca.
Em apenas três anos, a marca atingiu uma receita de U$ 120 milhões. Ainda assim, foi precisamente essa superexposição que também "congelou" a marca. Em Março de 2018, um relatório citou uma rede varejista norte-americana dizendo que: “do ponto de vista do varejo, a Vetements está completamente morta”.
No entanto, a marca ainda não morreu, já que a geração Z de hoje, em busca de novidades, permite que marcas como a Vetements retorne ao hype rapidamente. Mas, como tantas outras marcas semelhantes, dentro de alguns anos, quando o ímpeto diminui e os jovens consumidores se cansam da mesma estética, isso se torna um enorme problema.