Samsung China anuncia colaboração com Supreme falsa na apresentação do novo Galaxy A8

Samsung China anuncia colaboração com Supreme falsa na apresentação do novo Galaxy A8

Por Larissa Rocha

A Samsung China realizou de praxe o evento de lançamento em Hong Kong do seu novo modelo, o Galaxy A8, e em colaboração com a Supreme, mas não se engane e nem se entusiasme, pois não se trata da Supreme "original" fundada em New York e sim de uma Supreme "falsa" de Barletta, Itália - mais conhecida como Supreme Itália.

Pois bem, a cara de pau dos fundadores da Supreme "falsa" não tem limites, os "CEO'S" da marca procuraram a Samsung na China para propor a colaboração. Isso só foi possível, pois há a peculiaridade do registro de marca que a Supreme "original" não conseguiu obter, causando então, a possibilidade de "espertões" aproveitarem do "hype" gerado em torno da marca para se beneficiar com aberturas legais, porém ilegítimas da marca.

A Supreme "original" já tentou em tribunais fechar a Supreme Itália - e também a versão espanhola, porém os tribunais julgaram à favor das marcas locais pelo fato da mesma não ter o registro, dando às empresas a liberdade para vender seus produtos nesses territórios.

O que tudo indica é que mesmo diante da notável falsidade da marca, a Samsung parece estar ciente disso, e após o evento, o gerente de marketing digital da Samsung China, Leo Lau, respondeu às críticas dizendo: "A marca com a qual estamos colaborando é a Supreme Italia, não a Supreme US. Supreme US não tem autorização para vender e comercializar na China. Enquanto a marca italiana adquiriu o varejo de produtos APAC (exceto Japão) e autorização de marketing."

O provável é que a "colaboração" será vendida apenas na China - que já possui um grande mercado de falsificações da Supreme -, então há a possibilidade de evitar esses produtos. Afinal, quando a empresa chinesa OXN tentou lançar sua própria marca Supreme falsa no país - até mesmo contratar um ator para posar como o fundador Supreme - o James Jebbia -, ela não se deu bem. A JingDaily disse ainda que os consumidores locais pretendiam boicotar a OXN por "atrapalhar" a cultura local do streetwear.