Algoritmo impulsiona contas de extrema-direita para tiktokers americanos

Algoritmo impulsiona contas de extrema-direita para tiktokers americanos

O algoritmo de recomendações do TikTok está direcionando os usuários para conteúdos relacionados à extrema-direita nos Estados Unidos. A descoberta foi divulgada em um relatório do grupo de monitoramento de mídia Media Matters for America.

A pesquisa concluiu que a página "for you" do TikTok, que recomenda vídeos que cada usuário pode gostar, está disseminando publicações de movimentos ligados à extrema-direita, como o QAnon

Grupos como esse, que promovem a desinformação são, em teoria, proibidos na rede social.

(Simpatizantes do grupo de Extrema Direita QAnon em apoio a Donald Trump - Foto: Getty Images)

Além de recomendar esses conteúdos, o TikTok também está sugerindo aos usuários contas de extrema-direita para seguir. Esse tipo de comportamento do algoritmo pode fazer com que as pessoas mergulhem em uma bolha de desinformação muito difícil de sair, fenômeno que já foi visto em outras redes sociais, como Facebook e YouTube .

Esta não é a primeira vez que a radicalização ganha espaço na plataforma. Outro relatório recente mostrou que comunidades inteiras de influenciadores de extrema-direita estão crescendo no aplicativo, informou o portal Mashable.

Em nota ao Mashable, o TikTok disse que "trabalha agressivamente para impedir a disseminação de desinformação e violência", e que "proíbe a promoção de grupos extremistas como o QAnon, incluindo Three Percenters, Patriot Party e Oath Keepers".

"Também redirecionamos pesquisas relacionadas e hashtags para nossas Diretrizes da comunidade para tornar este conteúdo mais difícil encontrar", continua a resposta da rede social.

Depois da publicação do relatório, as contas mencionadas foram excluídas.