A Amazon está expandindo seu sistema de pagamento com digitalização de palma de mão para uma loja Whole Foods em Seattle, anunciou a empresa na quarta-feira (21), a primeira de muitas implementações planejadas em outros locais.
O Amazon One, que estreou em Setembro e está atualmente em uso em cerca de uma dúzia de lojas físicas da Amazon, permite que os compradores paguem pelos itens colocando a palma da mão sobre um dispositivo de digitalização. Na primeira vez que os compradores usam o quiosque, eles precisam inserir um cartão de crédito para vinculá-lo à impressão palmar. Mas depois disso, os clientes podem pagar simplesmente colocando a mão sobre o quiosque.
O Amazon One é diferente da tecnologia Just Walk Out da empresa, que permite aos compradores pegar itens e sair da loja sem passar por uma fila de caixa. No entanto, as duas tecnologias podem funcionar juntas, e a Amazon as emprega em suas lojas Amazon Go sem caixa.
A Amazon vai lançar inicialmente o Amazon One no Whole Foods no bairro Capitol Hill de Seattle, não muito longe da sede da empresa, antes de lançar o sistema em sete Whole Foods da área de Seattle nos próximos meses.
A tecnologia de digitalização da palma da mão será oferecida como apenas uma das muitas opções de pagamento nas lojas Whole Foods participantes, disse a Amazon, e não afetará as responsabilidades de trabalho dos funcionários da loja.
A Amazon adquiriu a rede de supermercados em 2017 por mais de U$ 13 bilhões.
A Amazon disse que espera vender a tecnologia de digitalização da palma da mão para outras empresas, como varejistas, estádios e prédios de escritórios. Em Setembro passado, a Amazon disse que estava em “discussões ativas com vários clientes em potencial”.
(Scanner Amazon One - Foto: Amazon / Divulgação)
Não está claro se a Amazon assinou algum acordo com terceiros interessados em usar o sistema. A empresa diz que milhares de pessoas se inscreveram para usá-lo nas lojas da Amazon.
Como a Amazon buscou expandir e validar a tecnologia de digitalização da palma da mão como forma de pagamento, especialistas em privacidade e segurança também levantaram preocupações sobre os perigos de os clientes entregarem dados biométricos às empresas.
A Amazon afirmou que projetou o sistema para ser “altamente seguro” e que considera a tecnologia de digitalização da palma da mão mais privada do que outras alternativas biométricas, como o reconhecimento facial.