Apple lança programa para que você repare seu próprio iPhone

Apple lança programa para que você repare seu próprio iPhone

Os donos de produtos Apple, nos Estados Unidos, já podem optar pelo serviço de auto-reparação da empresa para corrigir pequenos estragos em vez de enviar seus iPhones para manutenção.

Recenntemente, a empresa disponibilizou manuais de reparação para vários modelos, bem como material para manutenção na loja online Self Service Repair. O programa já está disponível nos Estados Unidos para os modelos do iPhone 12, iPhone 13 e iPhone SE (3ª geração).

O sistema de auto-reparação, consiste na compra ou colação de manuais de instruções, ferramentas e componentes originais da Apple. Atualmente, o programa fornece apenas componentes (baterias, ecrãs, câmaras, suporte para o cartão SIM) e manuais para corrigir os modelos citados acima, mas o plano é expandir a oferta a computadores e outros aparelhos da marca.

“As peças são as mesmas — vendidas ao mesmo preço — que as [peças] enviadas para a rede de fornecedores de reparação autorizados da Apple. Para certos reparos, os clientes receberão um crédito quando devolverem uma peça substituída para reciclagem”, diz o comunicado divulgado pela empresa.

(Foto: Reprodução / Apple)

Por exemplo, um kit para trocar a bateria do iPhone 12 custa cerca de U$ 71,00 (aprox. R$ 361,38), mas o usuário pode receber U$ 24,00 se enviar a sua bateria estragada. A empresa explica que o objetivo, é fornecer formas alternativas para que seus consumidores consertem seus dispositivos danificados.

“Aumentar o acesso às peças originais da Apple dá aos nossos clientes ainda mais opções de escolha na necessidade de um conserto”, afirmou Jeff Williams, diretor de operações da Apple, num comunicado. 

O novo conceito da Apple chega no momento o “direito à reparação” já está em vigor em vários países. Essa legislação protege o direito do proprietário de um produto conseguir repará-lo ou levá-lo a um serviço técnico de sua preferência e não que um fabricante dificulte a reparação de alguns dos seus produtos (por exemplo, os difíceis de desmontar), obrigando os usuários a levá-los a postos especializados da própria marca.