A área de gestão e recrutamento de pessoas é uma das que pode se beneficiar bastante dessa inovação. "Acredito que com o 'novo normal', as companhias terão que manter uso de tecnologias no dia a dia e será preciso se adequar", opina Mônica Hauck, fundadora da plataforma de RH Sólides.
O pagamento por aproximação tem sido adotado por diversos estabelecimentos para evitar o risco de contaminação. E o mercado já aponta que a modalidade deva ganhar cada vez mais espaço.
Ferramentas como Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay, que permitem que smartphones realizem compras, tem se tornado cada vez mais populares. E o Brasil é um dos países com mais chance de fazer recursos como esses se popularizarem de vez.
"O Brasil é um dos países com mais maquininhas compatíveis proporcionalmente no mundo - hoje em torno de 90% delas aceitam pagamento por aproximação. Basta que você tenha um cartão, pulseira, celular ou outro dispositivo com a tecnologia necessária", afirma Orlando Purim Junior, CEO da ATAR, startup brasileira de pagamentos.

Durante a pandemia, a telemedicina teve a chance de funcionar mais amplamente, e hoje muitos brasileiros conseguem ser atendidos por seus médicos à distância.
Tanto tratamentos médicos quanto psicológicos se tornaram mais comuns de serem realizados através do computador, e essa é uma tendência que deve permanecer no pós-pandemia.
Convivência digitalizada: A relação entre condôminos tem se digitalizado bastante durante a pandemia de COVID-19, e plataformas que focam na gestão viram seus números crescerem durante o período.
Mas além da gestão, outras soluções para condomínios têm sido criadas durante este período. Uma delas é o Mercadinho, criado pela Noknox: a novidade é um espaço de conveniência instalado dentro de condomínios parceiros da startup.
Com ele, moradores podem comprar produtos sem precisar sair do condomínio. As compras são feitas diretamente pelo site e retiradas sem precisar sair para a rua.
As lives estão bombando no universo artístico, e também o ramo educacional e corporativo têm se beneficiado dos eventos onlines.
Um exemplo é a plataforma Congresse.me, que realiza congressos 100% online. A novidade permite a realização completa do evento, desde a inscrição de participantes até a emissão de certificados, passando pela apresentação de palestras e pelo controle de pagamentos.