Grandes marcas de luxo internacionais participaram da primeira edição da Semana de Moda do Metaverso (MVFW) . Dolce & Gabbana , Tommy Hilfiger , Hugo Boss , Elie Saab e Cavalli são apenas algumas que estiveram presentes nos quatro dias de evento.
Dentro da plataforma virtual Decentraland , a MFVW promete ser o maior evento de moda digital realizado até hoje. Além de desfiles, a programação inclui painéis, festas virtuais, showroons e lançamentos de NFT .
A gigante britânica de departamento, Selfridges deu início à semana inaugurando uma flagship virtual no metaverso, com direito a experiência imersiva com a marca Paco Rabanne .
“Moda e alta costura não são mais novidade no metaverso” , disse o diretor criativo da Decentraland Foundation , Sam Hamilton .
“Desde 2020, criamos produtos digitais sob demanda e avatares vestíveis, ultrapassando cada vez mais os limites técnicos. Estamos em um negócio que está em plena expansão – só no ano passado foram vendidos US$ 1 milhão em avatares vestíveis” , finalizou.
Na passarela, a ideia do evento foi apresentar novas coleções ou novas interpretações de peças já existentes. Já nos espaços de vendas, as marcas puderam vender itens digitais e físicos.
Dolce & Gabbana desfilou na passarela virtual criada na Decentraland e qualquer pessoa pôde participar, criando seu próprio avatar e assistindo aos desfiles da plateia, para em seguida circular pelos vários espaços do evento, como a área de compras – inspirada na luxuosa avenue Montaigne de Paris.
(Ambiente virtual da Semana de Moda do Metaverso durante desfile da Dolce & Gabbana - Foto: Divulgação)
Essa não é a primeira vez que a D&G investe no virtual: em outubro passado, a marca vendeu em um leilão a Collezione Genesi , que incluía nove peças de NFTs digitais, ou tokens não fungíveis, por cerca de R$ 6 milhões – a coleção foi criada em parceria com o mercado de luxo e cultura digital, a UNXD .
Em fevereiro de 2021, a primeira semana de moda do metaverso foi a Crypto Fashion Week , que destacou as possibilidades do universo da moda digital criadas durante a pandemia. O evento, que ganhou ativação durante o Meta Gala, teve público global de mais de 3 milhões de pessoas.
(Peça da coleção de NFTs digitais da Dolce & Gabbana - Foto: Divulgação)
A intenção da semana de moda do Metaverso foi levar os grandes eventos de moda para o mundo virtual. O mundo da moda já está no virtual há muitos anos com a comercialização de roupas e outros acessórios em jogos, por exemplo, e o MVFW pode ser considerado um grande passo para não só maior reconhecimento sobre o trabalho da moda virtual, mas também para mostrar que os grandes eventos que apresentam as tendências da moda também podem acontecer no mundo virtual, como uma extensão do evento no mundo real.
Há um receio a respeito das pessoas pouco habituadas com o conceito de moda virtual, pois tendem a achar que tudo está se resumindo ao que brincamos, jogamos ou até mesmo vivemos digitalmente. Mas o Metaverse Fashion Week veio justamente para desmistificar esse tipo de argumento, uma vez que o evento traz marcas que trabalham com moda presencial e real, mas que estão, também, explorando o mundo virtual, que podem conviver mutuamente com muito êxito.