Empresa dona do Google lança delivery por drones direto de shoppings

Empresa dona do Google lança delivery por drones direto de shoppings

Alphabet, dona do Google, anunciou no início do mês uma expansão no serviço da startup Wing, que pertence à companhia e é especializada em delivery via drones.

Agora, além de realizar as entregas convencionais, o recurso passa a transportar também produtos disponíveis em shoppings direto para as casas dos clientes com a aeronave.

Para realizar o serviço, a empresa utiliza um espaço o telhado dos shoppings como um “droneport”. De acordo com informações, a entrega em tempo recorde foi feita em dois minutos e 47 segundos.

“Isso é 50 vezes mais eficiente do que um veículo movido a gás”, disse o chefe de marketing e comunicação da Wing, Jonathan Bass, em um podcast sobre tecnologia. O executivo também afirmou que o método é, provavelmente, 10 vezes mais eficiente do que se fosse usado um carro elétrico.

(Wing realiza entregas via drones na Austrália, Estados Unidos e Finlândia - Foto: Reprodução / Wing)

Wing e Google são parte da Alphabet, uma holding sediada na Califórnia que foi fundada pelos próprios cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin. A startup opera nos Estados Unidos e na Finlândia, contudo, é na Austrália que se destaca mais.

O país da Oceania foi um dos principais responsáveis pela Wing atingir a marca de 100 mil entregas, o que fez dela o maior serviço de entregas residenciais por drones do mundo.

(“Droneport” isntalado pela Wing no telhado de um shopping da Austrália - Foto: Reprodução / Wing)

Há seis semanas, a companhia decidiu investir em um novo modelo, que consiste em transportar mercadorias direto das lojas de varejistas para a casa dos clientes.

“Pela primeira vez, estamos locando nossos drones com empresas em suas próprias instalações, ao invés de empresas colocarem suas mercadorias em nossos postos de entrega”, explicou o porta-voz da Wing, Jesse Suskin, em nota.

Nesse período, a startup transportou mais de 2.500 pacotes por drones nos lugares em que opera. “As entregas por drones podem ajudar a reduzir o congestionamento nas estradas e as emissões de gases, além de criar novas oportunidades para empresas, utilizando seu espaço como hubs de logística e centros de distribuição”, disse Suskin.