Estagiário descobre novo planeta em seu terceiro dia de trabalho na NASA

Estagiário descobre novo planeta em seu terceiro dia de trabalho na NASA

Por Rodrigo Dhakor

Wolf Cukier, um estagiário de 17 anos, que atualmente trabalha na NASA nas férias de verão, acabou se tornando um grande destaque quando no terceiro dia de trabalho na agência espacial americana, integrou a equipe que fez a descoberta de um planeta com dois sóis, a 1.300 anos-luz da Terra.

Originalmente, o adolescente foi instruído a examinar o brilho de certas estrelas capturadas pelo satélite Transiting Exoplanet Survey da NASA, o TESS, mas acabou descobrindo o que agora está sendo chamado de TOI 1338 b, um planeta que pode ser quase sete vezes maior que o tamanho da terra.

(Foto BBC)

Segundo a BBC, faltava um ano para Cukier terminar o ensino médio em Nova York, nos Estados Unidos, mas, ainda assim, ele conseguiu integrar o grupo de voluntários no Goddard Space Flight Center, instituto de pesquisa da Nasa em Greenbelt, no Estado de Maryland, no Leste dos EUA.

A descoberta da qual Cukier participou ocorreu no meio do ano passado, mas só veio a público há poucos dias depois de ter passado por checagem pelo programa Eleanor, uma ferramenta que avalia se as transições são reais ou resultados de distorções ou interferências. Foi a primeira vez que o satélite descobriu um planeta em órbita de duas estrelas.

Em um comunicado da NASA, Cukier falou sobre como ocorreu a descoberta. "Eu estava procurando nos dados tudo o que os voluntários apontaram como um binário que eclipsou um sistema no qual duas estrelas giram em círculo, e do nosso ponto de vista são eclipsados ​​a cada órbita".

Segundo a NASA, após a descoberta, especialistas passaram várias semanas verificando a observação e finalmente concluíram que Cukier havia descoberto o planeta, que é também o planeta do seu tipo de número 13 identificado ao longo da história.