Huawei compra patentes da BlackBerry e pode melhorar segurança dos seus smartphones

Huawei compra patentes da BlackBerry e pode melhorar segurança dos seus smartphones

Por RODRIGO DHAKOR

BlackBerry estrelou uma decadência vertiginosa após o lançamento do iPhone, mesmo adotando o sistema Android em seus dispositivos, apesar de não fabricar mais smartphones e apenas licenciar seu nome para outras companhias, ainda detém uma série de patentes importantes para o mercado de smartphones.

Na semana passada, informações confirmaram que a BlackBerry vendeu cerca de 90 patentes para a Huawei. A negociação aconteceu de forma rápida e sem qualquer comunicação ao público.

Segundo representantes da BlackBerry, a transação com a Huawei envolveu patentes relacionadas a segurança e funções básicas dos celulares, sem entrar em maiores detalhes.

(Foto BlackBerry)

Além do licenciamento de marcas e patentes, a BlackBerry continua ativa ainda em um segmento no qual entrou ao tentar reviver sua linha de celulares. A aquisição do sistema operacional QNX, usado como base do modelo BlackBerry 10, ainda rende frutos para a empresa.

O QNX já era bastante utilizado em sistemas embarcados, incluindo carros e dispositivos médicos, e continua sendo até hoje, por exemplo, no carro apresentado pela Sony durante a CES 2021.

Após a divulgação do acordo comercial, o banco de dados do Escritório de Marcas dos Estados Unidos (USPTO) confirmou a transferência de todas as patentes citadas no dia 23 de Dezembro.

 

"Os documentos indicam que a Huawei comprou patentes básicas: apresentação de texto com base na orientação do celular, obtenção de dados de GPS para incluir em fotos e muito mais".

Quando questionada sobre a venda de patentes, a BlackBerry ainda esclareceu que a negociação aconteceu "dentro das regras aplicáveis ao caso". Ou seja, são tecnologias básicas e que não precisam de autorização dos Estados Unidos para a transferência.

Por enquanto, ainda não é possível saber como a Huawei irá utilizar as tecnologias da BlackBerry. De toda forma, a chinesa pode acabar usando algumas ideias no seu novo HarmonyOS.


✔️ Produto adicionado com sucesso.