Por Rodrigo Dhakor
A provedora global de filmes e séries de televisão via streaming Netflix voltou a ficar on-line depois que usuários foram bloqueados e receberam em seus aplicativos mensagens de erro que suspendeu o serviço por duas horas no último dia 21 de Novembro.
A interrupção surpresa (confirmada pela plataforma Netflix) na quinta-feira fez com que os usuários não pudessem assistir seus programas de TV e filmes favoritos.
Milhares de usuários reclamaram que a plataforma não funcionava. A interrupção aparentemente começou por volta das 13h30 da tarde de quinta-feira (horário do Reino Unido) - e às 16h30, horário de Brasília.
Mas a Netflix confirmou que seus sistemas estavam funcionando novamente cerca de duas horas e meia depois. Segundo o Down Detector (sistema de visualização em tempo real de problemas e falhas em todos os tipos de serviço), o aplicativo ficou offline em toda a Europa e em algumas partes dos Estados Unidos e na América Latina.
(Foto Down Detector)
O aplicativo ficou offline nessas duas horas. A maioria dos usuários reclamaram que seus vídeos não estavam sendo transmitido. Outros relataram problemas de conexão com o serviço completamente. E outro grande número de usuários lamentava que não podiam nem fazer login, pois uma notificação dizia: "Erro - Não é possível reproduzir o título. Tente novamente mais tarde. (MSL: 5003;)".
(The Sun)
Ao que tudo indica, não há um padrão para o erro. Alguns usuários relatam problemas para assistir a filmes no celular, enquanto outros reclamam de erro no computador. Durante testes realizados por canais de tecnologia ainda era possível receber mensagem como: "Desculpe, tivemos um problema... erro inesperado" ao reproduzir um vídeo na versão web do serviço.
(Foto Aline Batista)
O site exibe o código de erro M7111-1935-107016, que, segundo a central de ajuda, também acontece por conta de informações armazenadas no navegador. Nesse caso, a solução dada pela empresa é limpar o histórico de navegação.
A Netflix admitiu estar ciente do problema e em um comunicado, a empresa disse que está trabalhando para corrigir o erro, mas não informou qual é a origem da falha. Um porta-voz disse que lamenta a inconveniência e que já estão trabalhando para corrigir isso o mais rápido possível em todo mundo.