Novo recurso do Google permite cantarolar para encontrar música desejada

No último dia 15 de Outubro, o Google anunciou um novo recurso para encontrar músicas na web. Com o "Hum to Search" (“murmure para pesquisar”, em tradução livre), será possível cantarolar um pequeno trecho daquela música que não sai da sua cabeça para que a ferramenta retorne com resultados sobre a canção.

A novidade foi apresentada durante o evento Search On, e de acordo com a companhia não exige que o usuário saiba o nome do artista, a letra da música e nem mesmo o tom perfeito.

 

Para começar, diga o comando "Ok, Google. Que música é esta?". Em seguida, basta cantarolar, assobiar ou cantar uma melodia por um tempo entre 10 e 15 segundos. Você também pode utilizar a função tocando sobre o ícone de microfone no widget do Google e dizendo "Que música é esta?".

Após cantarolar para o Google, o algoritmo de aprendizado de máquina irá buscar por músicas que se encaixam com maior probabilidade na melodia que você forneceu. Então, é só clicar no resultado correspondente para ter mais opções, como ouvir a música, assistir ao videoclipe ou explorar mais informações.

O Google explica que cada música é como uma impressão digital: cada uma delas tem um código único. Com auxílio de inteligência artificial, a ferramenta de busca é capaz de transformar o áudio fornecido por você em uma sequência de números que representam a melodia da música. A partir daí, fica mais fácil chegar a combinações e resultados prováveis – sem a necessidade de um background instrumental ou da letra oficial.

Atualmente, o recurso está disponível em inglês para usuários de iPhone (iOS). No Android, a função compreende mais de 20 idiomas, inclusive o português, e a empresa planeja expandir a quantidade de idiomas no futuro.