Polícia ucraniana encontra 3.800 consoles de PS4 minerando criptomoedas

Polícia ucraniana encontra 3.800 consoles de PS4 minerando criptomoedas

Por RODRIGO DHAKOR

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) divulgou recentemente em sua página oficial a descoberta de um sistema clandestino de mineração de criptomoedas. De acordo com as informações, para minerar as moedas digitais, o sistema usava 3.800 consoles do PlayStation 4 da Sony.

Descrita como a maior operação de mineração subterrânea descoberta pela polícia ucraniana, a fazenda abrigava cerca de 5.000 unidades de equipamentos de informática, junto aos consoles de PS4, haviam mais de 500 placas gráficas, 50 unidades de processamento, notebooks, telefones e unidades flash.

O sistema, por sua vez, era usado para minerar a criptomoeda Ethereum e estava localizado nas antigas instalações da JSC Vinnytsiaoblenerh, no parque industrial da cidade ucraniana de Vinnystsia. Este serviço funcionava clandestinamente e era alimentado ilegalmente por meio de uma ligação com a rede elétrica da cidade.

Os mineradores não foram espertos o suficiente em pensar que o pico de consumo extra de energia poderia levantar suspeitas. A empresa responsável pelo fornecimento de energia detectou um aumento anormal e focou em investigar qual o destino dessa "tal" energia.

(Fotos: SBU)

As autoridades assumiram que o sistema foi criado por residentes de Kiev e Vinnytsia. E para ocultarem a atividade ilícita, os mineradores recorriam a meios tradicionais de contabilização de consumo elétrico. Como meio de prova, toda essa documentação foi também apreendida.

As fotos divulgadas pela SBU mostram diversas prateleiras preenchidas com os consoles da Sony, todos com cabos de rede plugados. As autoridades confirmaram que os dispositivos estavam sendo usados para minerar criptomoedas, mas não há nenhuma estimativa sobre a renda gerada pela instalação. Provavelmente, a atividade não apresentaria quase nenhum resultado positivo se o grupo não estivesse roubando eletricidade.

Ainda é estranha a escolha dos criminosos em usar esses consoles para minerar moedas digitais. Pelo custo de um Playstation 4 Pro, seria muito mais eficiente adquirir GPUs como a AMD Radeon RX 580, que atinge uma das maiores taxas de hash do mercado.

Segundo detalhes preliminares de especialistas, estima-se que o valor mensal de perdas consequentes destas atividades varie entre 5 a 7 milhões de UAH, ou seja, entre R$ 935.470,00 e R$ 1.303.620,00. 

Os criminosos violaram assim a parte 2 do artigo 188-1 do Código Penal ucraniano, que corresponde a roubo água, eletricidade ou calor através da utilização não autorizada.


✔️ Produto adicionado com sucesso.