No último dia 21 de dezembro, o primeiro SMS da história foi vendido pelo preço de € 107.000,00 mil (aprox. R$ 613,8 mil) como um token não fungível, ou seja, um NFT. A compra foi feita em uma casa de leilões de Paris.
A mensagem foi vendida pela Vodafone, uma empresa britânica de telecomunicações. No dia 3 de dezembro de 1992, Neil Papworth, programador da empresa, enviou o escrito “Merry Christmas” (“Feliz Natal”, em português) para o diretor Richard Jarvis. O envio foi feito de um computador para um telefone “Orbitel” de 2 kg, semelhante a um telefone de mesa, mas sem fio e com alça.
(Foto: Vodafone)
Os NFTS são ativos digitais, que ganharam popularidade neste ano, com obras de arte sendo vendidas por milhões de dólares.
Os objetos digitais, que englobam imagens, vídeo, música e texto, são comercializados desde 2017. Existem no blockchain, um registro das transações mantidas em computadores em rede. Cada NFT possui uma assinatura digital exclusiva.
Essa venda de bens intangíveis não é legalizada na França, então a casa de leilões empacotou a mensagem de texto em uma moldura digital, exibindo o código e o protocolo de comunicação.
O comprador deve receber a réplica do protocolo de comunicação original que transmitiu o SMS e os lucros irão para a Acnur (Agência das Nações Unidas para os Refugiados).