Spotify muda e fica mais parecido com uma rede social

Spotify muda e fica mais parecido com uma rede social

A plataforma de streaming Spotify anunciou, recentemente, uma nova interface para o aplicativo de música — considerada a sua maior mudança desde que foi lançada para celulares, em 2013. Agora, os usuários poderão navegar no app como uma rede social.

A novidade foi apresentada no Stream On, evento da empresa que aconteceu em Los Angeles pela segunda vez e foi transmitido virtualmente para todo o mundo. A mudança de interface vai aproximar o app de um feed rolável de rede social, parecido com o que o TikTok e o Instagram fazem com seus conteúdos de vídeos curtos.

Na parte de cima da tela principal, o menu de áudio, podcasts e outros conteúdos vão continuar disponíveis, mas em uma seção menor. A navegação também segue o estilo do “arrasta para cima”, que permite que o usuário possa navegar entre os conteúdos na mesma dinâmica de redes sociais, com publicações que podem ser vídeos de músicas, videocasts ou conteúdo de audiobooks, por exemplo.

A ideia é que os conteúdos, mesmo os de áudio, possam se tornar mais visuais. Outra aposta no formato é a visibilidade para novos artistas na navegação do app. De acordo a plataforma, o novo modelo facilita para o usuário salvar novas músicas e conteúdos intuitivamente.

(Foto: Spotify)

A plataforma também apresentou a ferramenta DJ, que funciona como um assistente pessoal musical e de produtos de áudio. O recurso é capaz de indicar músicas, podcasts e vídeos com base no histórico de uso do app de forma personalizada e comentar sobre os conteúdos, quase em uma conversa com o usuário. Segundo a empresa, as recomendações são individualizadas por algoritmo para cada perfil de forma diferente.

Outra novidade é a chegada do Smart Shuffle para podcasts, ferramenta, que recomenda músicas semelhantes a uma playlist do usuário, agora também vai usar algoritmos para a indicação de podcasts.

Além disso, o app vai adicionar uma página de contagem regressiva personalizada para novos lançamentos de artistas. Ainda para os criadores, o recurso “Spotify Clips” vai permitir , artistas poderão também publicar vídeos de bastidores e outros conteúdos além das produções musicais.