Por Rodrigo Dhakor
A plataforma de streaming Spotify é, sem sombra de dúvida, o serviço de fluxo de mídia e distribuição digital, em oposição à descarga de dados de música mais famoso do mundo. No entanto, muitos esperavam que o seu concorrente Apple Music o ultrapassasse em número de usuários.
De acordo com os dados mais recentes revelados pela Statista (portal on-line alemão para estatísticas, que disponibiliza dados coletados por institutos de pesquisa de mercado e de opinião e dados derivados do setor econômico e estatísticas oficiais disponíveis em inglês, francês, alemão e espanhol) tudo comprova que o Spotify possui no momento (14) cerca de 96 milhões de utilizadores Premium. Consequentemente, são mais de 207 milhões aqueles que escutam os seus artistas favoritos diariamente por meio do aplicativo.
(Foto-Gráfico Statista)
Enquanto o Apple Music acabou de registar um crescimento menos acelerado desde 2018, e detém "apenas" 50 milhões de usuários que pagam pelo serviço de música.
Com efeito, a empresa sueca tem tudo para se tornar duas vezes maior que a concorrente no que concerne aos dois serviços rivais. Para além disso, tal como podem reparar, o Spotify adquiriu duas grandes empresas cuja especialidade tem a ver com podcasts.
Atualmente, os ouvintes de podcasts dos mais diversos tipos têm aumentado constantemente. Faz todo o sentido que o Spotify tenha optado por essa aquisição.
Sem dúvida um aspeto importante para o crescimento de 2019. A grande questão será: como a plataforma continuará registrando um ritmo de crescimento mais acentuado que o Apple Music em 2020, e como é que Tim Cook poderá combater essa tendência?
"Da mesma forma que fizemos com a música, nosso trabalho com o podcast focará intensamente na curadoria e personalização que os usuários esperam do Spotify", disse o CEO do Spotify, Daniel Ek em um post no blog.
"Nossa expansão começa com o podcasting – há infinitas maneiras de contar histórias que servem para entreter, educar, desafiar, inspirar ou nos unir e derrubar barreiras culturais".
O Spotify Premium cobra R$ 16,90 dos seus usuários. Universitários têm desconto de 50% para utilizar a plataforma. O serviço de streaming também conta com uma assinatura Família, que disponibiliza o serviço para até seis pessoas, com perfis individuais, por R$ 26,90.
O Apple Music possui três planos para os seus usuários: o Individual por R$ 16,90, o Universitário, que cobra metade do valor do plano padrão, e o Familiar por R$ 24,90.