Teclado braile gratuito integrado ao Android é lançado pela Google

Teclado braile gratuito integrado ao Android é lançado pela Google

Por RODRIGO DHAKOR

Há mais de 150 anos, a invenção do braile foi revolucionária ao tornar a leitura e a escrita acessíveis a pessoas cegas. Hoje, as telas em braile tornam a digitação acessível na maioria dos telefones e computadores por meio de um teclado físico em braile

Google lançou um novo teclado braile virtual integrado ao TalkBack, app leitor de tela, de modo gratuito para usuários cegos que utilizam o sistema Android 5 ou versão mais recentes.

(Foto Google)

A interface do recurso promete imitar o sistema padrão do formato, contudo, a partir de botões numéricos de 1 a 6, distribuídos nas laterais do painel do smartphone ou de um tablet.  

Para ativá-lo, será preciso ir até à área de acessibilidade do aparelho móvel, disponível dentro do menu principal.

Depois, bastará seguir este caminho:  TalkBack> Configurações> Teclado Braile>Toque para configurar> Configurações e Teclado Braile do TalkBack. O funcionamento inicial do recurso pode ser testado, ao abrir um app em que é necessário digitar, como Gmail ou Google Keep (não é compatível com o Documentos ou Mensagens).

(Foto Google)

Para orientar usuários cegos, a Google também liberou um guia digital, dentro da lista de opções do teclado em braile. A ferramenta deve ser utilizada com o smartphone ou tablet posicionado na horizontal, enquanto a comunicação é gerada através da combinação dos números. Veja alguns exemplos:

  • Letra “A” – toque o botão “1”
  • Letra “B” – toque os botões “1” e “2”
  • Letra “C” – toque os botões “1” e “4”
  • Letra “D” – toque os botões “1”, “4” e “5”.

Eles também incrementaram os comandos do novo sistema com recursos de gestos, como: excluir letra (deslizar para a esquerda); deletar palavra (deslizar os dois dedos para a esquerda); adicionar espaço (deslizar para a direita); nova linha (deslizar os dois dedos para a direita) e enviar texto (deslizar os dois dedos para cima).

A lista com todas as opções também está incorporada ao próprio teclado braile.

O teclado braile Talkback foi lançado para dispositivos Android com a versão 5.0 ou posterior, no último dia 09 de Abril. Ele funciona em todos os aplicativos do seu dispositivo Android, suporta braile grau 1 e 2 e está disponível inicialmente em inglês. 

Para outras informações, acesse a seção de ajuda do Google.