Há mais de 150 anos, a invenção do braile foi revolucionária ao tornar a leitura e a escrita acessíveis a pessoas cegas. Hoje, as telas em braile tornam a digitação acessível na maioria dos telefones e computadores por meio de um teclado físico em braile.
A Google lançou um novo teclado braile virtual integrado ao TalkBack, app leitor de tela, de modo gratuito para usuários cegos que utilizam o sistema Android 5 ou versão mais recentes.
(Foto Google)
A interface do recurso promete imitar o sistema padrão do formato, contudo, a partir de botões numéricos de 1 a 6, distribuídos nas laterais do painel do smartphone ou de um tablet.
Para ativá-lo, será preciso ir até à área de acessibilidade do aparelho móvel, disponível dentro do menu principal.
Depois, bastará seguir este caminho: TalkBack> Configurações> Teclado Braile>Toque para configurar> Configurações e Teclado Braile do TalkBack. O funcionamento inicial do recurso pode ser testado, ao abrir um app em que é necessário digitar, como Gmail ou Google Keep (não é compatível com o Documentos ou Mensagens).
(Foto Google)
Para orientar usuários cegos, a Google também liberou um guia digital, dentro da lista de opções do teclado em braile. A ferramenta deve ser utilizada com o smartphone ou tablet posicionado na horizontal, enquanto a comunicação é gerada através da combinação dos números. Veja alguns exemplos:
-
Letra “A” – toque o botão “1”
-
Letra “B” – toque os botões “1” e “2”
-
Letra “C” – toque os botões “1” e “4”
-
Letra “D” – toque os botões “1”, “4” e “5”.
Eles também incrementaram os comandos do novo sistema com recursos de gestos, como: excluir letra (deslizar para a esquerda); deletar palavra (deslizar os dois dedos para a esquerda); adicionar espaço (deslizar para a direita); nova linha (deslizar os dois dedos para a direita) e enviar texto (deslizar os dois dedos para cima).
A lista com todas as opções também está incorporada ao próprio teclado braile.
O teclado braile Talkback foi lançado para dispositivos Android com a versão 5.0 ou posterior, no último dia 09 de Abril. Ele funciona em todos os aplicativos do seu dispositivo Android, suporta braile grau 1 e 2 e está disponível inicialmente em inglês.
Para outras informações, acesse a seção de ajuda do Google.