Tela quebra com um pouco mais de 119 mil dobradas e Galaxy Fold fracassa em teste

Tela quebra com um pouco mais de 119 mil dobradas e Galaxy Fold fracassa em teste

Por Rodrigo Dhakor

Longe da promessa de resistir a 200 mil dobras, o celular dobrável Galaxy Fold deixou a desejar num teste de durabilidade realizado pelo portal CNET: o aparelho da Samsung resistiu a exatos 119.380 movimentos de abrir e fechar.

Um vídeo divulgado mostra um desses testes (com o modelo Fold original), sendo dobrado em um ritmo mais lento do um segundo vídeo que mostra a máquina usada pela CNET

 

Isso poderia fazer a diferença em termos de estresse no dispositivo? Provavelmente. Esses testes de disparo rápido colocam mais pressão na dobradiça do Fold do que sua usabilidade normal feita por um usuário, o que poderia explicar a falha prematura na remoção da camada superior da tela. O Galaxy Fold possui uma camada protetora, que faz parte da estrutura de proteção da tela contra arranhões não intencionais.

(Foto @ MKBHD / Twitter)

O Galaxy Fold chegou ao mercado internacional no último dia 5 de setembro, depois de um atraso de meses para corrigir uma série de falhas e fragilidades do design original. 

Colocando em perspectiva, as tais 200 mil dobradas que a Samsung promete seriam o total de movimentos a que um Fold seria submetido em uso normal por cinco anos. Na ponta do lápis, seria como se o usuário abrisse e fechasse o Galaxy Fold 109 vezes todos os dias nesse espaço de tempo.

Os quase 120 mil movimentos detectados no teste seriam equivalentes a abrir e fechar o Fold 65 vezes por dia – número mais razoável e que ainda dá conta da média: as estatísticas variam bastante, mas em geral assume-se que uma pessoa olha para a tela do celular 52 vezes por dia.

O Samsung Galaxy Fold possui tela de 7,3 polegadas que pode ser fechada como se formasse as páginas de um livro, ativando a tela exterior de 4,6 polegadas. O telefone oferece Snapdragon 855, 12 GB de RAM, internet 5G e 512 GB de memória interna, além de um total de seis câmeras. O preço do aparelho (nos Estados Unidos) é de US$ 1.980,00 (Aprox. R$ 8.040,00. Cotação do Dólar em 05/10/2019). 

Até o fechamento (05), a Samsung não detalha sobre a chegada do modelo ao Brasil.